PEDAGOGIA SOCIAL E ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA INFORMACIONAL: PODE UM EGRESSO DO SISTEMA PRISIONAL FALAR?

Autores

  • Marta Soares da Silva UFSCar-São Carlos/SP Autor
  • Stefano Rocha da Cruz UNESP-Franca/SP Autor

Palavras-chave:

Alfabetização Midiática Informacional, Pedagogia Social, Egresso do Sistema Prisional

Resumo

A presente pesquisa, buscou responder se é possível promover a liberdade de expressão com pessoas em momento de egresso do sistema prisional. O objetivo foi experienciar o exercício da Pedagogia Social, valendo-se do instrumento de alfabetização midiática e informacional, para a promoção da liberdade de expressão de pessoas em momento de egresso do sistema prisional, na finalidade de ser um auxílio em seu processo de socialização. A construção dos dados, de natureza qualitativa, se deu pela pesquisa-ação, no Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional – PrEsp, do município de Uberaba/MG, por meio de oficinas mediadas com colaboradores que abordaram a construção de um jornal, como caminho dialógico de contrapor o discurso hegemônico produzidos pela cultura midiática. Os resultados evidenciaram que este é um caminho possível para promover a liberdade de expressão com pessoas em momento de egresso do sistema prisional, uma vez que os colaboradores buscaram inserir suas palavras e reconquistaram este direito negado por meio da construção de notícias que representavam a si.

Downloads

Publicado

2024-05-26

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 6. Outros Temas Educacionais ou Culturais no contexto das TDIC (não previstos nos outros eixos)

Como Citar

SILVA, Marta Soares; CRUZ, Stefano Rocha. PEDAGOGIA SOCIAL E ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA INFORMACIONAL: PODE UM EGRESSO DO SISTEMA PRISIONAL FALAR?. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2752.. Acesso em: 9 out. 2024.