PEDAGOGIA SOCIAL E ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA INFORMACIONAL: PODE UM EGRESSO DO SISTEMA PRISIONAL FALAR?
Palavras-chave:
Alfabetização Midiática Informacional, Pedagogia Social, Egresso do Sistema PrisionalResumo
A presente pesquisa, buscou responder se é possível promover a liberdade de expressão com pessoas em momento de egresso do sistema prisional. O objetivo foi experienciar o exercício da Pedagogia Social, valendo-se do instrumento de alfabetização midiática e informacional, para a promoção da liberdade de expressão de pessoas em momento de egresso do sistema prisional, na finalidade de ser um auxílio em seu processo de socialização. A construção dos dados, de natureza qualitativa, se deu pela pesquisa-ação, no Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional – PrEsp, do município de Uberaba/MG, por meio de oficinas mediadas com colaboradores que abordaram a construção de um jornal, como caminho dialógico de contrapor o discurso hegemônico produzidos pela cultura midiática. Os resultados evidenciaram que este é um caminho possível para promover a liberdade de expressão com pessoas em momento de egresso do sistema prisional, uma vez que os colaboradores buscaram inserir suas palavras e reconquistaram este direito negado por meio da construção de notícias que representavam a si.