METODOLOGIAS ATIVAS E CULTURA MAKER NO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Danilo Augusto Dias Universidade Federal de São Carlos Autor
  • Braian Veloso Universidade Federal de Lavras Autor
  • Daniel Mill Universidade Federal de São Carlos Autor

Palavras-chave:

Cultura Maker, Metodologias Ativas, Tecnologia na Educação, Aprendizagem Baseada em Projetos

Resumo

A educação encontra-se imersa num contexto de câmbio paradigmático profundamente marcado pela influência das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Por isso, a educação atual pede um novo modelo de ensino capaz de oferecer à sociedade alunos criativos, com pensamento crítico e capazes de continuar a aprender ao longo da vida, em diferentes contextos e através do domínio dos novos recursos tecnológicos. Uma educação que motiva os estudantes e com uma abordagem prática se torna cada vez mais uma obrigação escolar. A presente revisão sistemática de literatura busca levantar a produção acadêmica e científica na área da aplicação das Metodologias Ativas aliadas à Cultura Maker com foco definido em estratégias, projetos e atividades no Ensino Médio. Foram selecionados 22 trabalhos produzidos nos últimos dez anos (2013-2023), entre artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. Através da análise dos textos, verificou-se o uso da metodologia de aprendizagem baseada em projetos como principal estratégia e a predominância das disciplinas ligadas às Ciências da Natureza e da Matemática como articuladoras das atividades estudadas. A conclusão alcançada foi que, apesar da popularidade da temática, muito pouco foi explorado de forma prática sobre as metodologias ativas aliadas à Cultura Maker no segmento de Ensino Médio.

Downloads

Publicado

2024-05-26

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 6. Outros Temas Educacionais ou Culturais no contexto das TDIC (não previstos nos outros eixos)

Como Citar

DIAS, Danilo Augusto; VELOSO , Braian; MILL, Daniel. METODOLOGIAS ATIVAS E CULTURA MAKER NO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2751.. Acesso em: 9 out. 2024.