METODOLOGIAS ATIVAS E CULTURA MAKER NO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Palavras-chave:
Cultura Maker, Metodologias Ativas, Tecnologia na Educação, Aprendizagem Baseada em ProjetosResumo
A educação encontra-se imersa num contexto de câmbio paradigmático profundamente marcado pela influência das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Por isso, a educação atual pede um novo modelo de ensino capaz de oferecer à sociedade alunos criativos, com pensamento crítico e capazes de continuar a aprender ao longo da vida, em diferentes contextos e através do domínio dos novos recursos tecnológicos. Uma educação que motiva os estudantes e com uma abordagem prática se torna cada vez mais uma obrigação escolar. A presente revisão sistemática de literatura busca levantar a produção acadêmica e científica na área da aplicação das Metodologias Ativas aliadas à Cultura Maker com foco definido em estratégias, projetos e atividades no Ensino Médio. Foram selecionados 22 trabalhos produzidos nos últimos dez anos (2013-2023), entre artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. Através da análise dos textos, verificou-se o uso da metodologia de aprendizagem baseada em projetos como principal estratégia e a predominância das disciplinas ligadas às Ciências da Natureza e da Matemática como articuladoras das atividades estudadas. A conclusão alcançada foi que, apesar da popularidade da temática, muito pouco foi explorado de forma prática sobre as metodologias ativas aliadas à Cultura Maker no segmento de Ensino Médio.