INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: EDUCAÇÃO, TRABALHO DOCENTE E CURRÍCULO SOB A VISÃO DOS PROFESSORES DE ROBÓTICA PEDAGÓGICA E TECNOLOGIAS

Autores

  • Luís Rogério da Silva Instituto TJR Torneio Juvenil de Robótica Autor
  • Eliane Gonçalves Instituto TJR Torneio Juvenil de Robótica Autor

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Robótica Educacional, Transposição Pedagógica, Educação, Currículo Educacional

Resumo

A rápida difusão da Inteligência Artificial e da Robótica pode se constituir em fator disruptivo para o trabalho docente e para a educação. Neste estudo, analisou-se, por meio de pesquisa qualitativa e quantitativa, a perspectiva, sob o ponto de vista dos docentes dedicados às áreas de tecnologia, de inclusão de temas de inteligência artificial e robótica educacional em itinerários formativos da Educação Básica e foi avaliado, se, para esses profissionais, é oportuno o ingresso desses temas no âmbito curricular. Os resultados indicam que esses docentes acreditam que, em breve, dado o alastramento da Inteligência Artificial, será comum a cooperação e o convívio entre humanos e robôs, tanto no ambiente de trabalho quanto no contexto social, convicção essa com que fundamentam a práxis docente e a mediação pedagógica, sem que consigam, contudo, vislumbrar claramente propostas para mudanças no desenho curricular educacional para contemplar a Inteligência Artificial e a Robótica em um processo de implementação mais ampla e formal na educação escolar.

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Publicado

2024-05-26

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 6. Outros Temas Educacionais ou Culturais no contexto das TDIC (não previstos nos outros eixos)

Como Citar

SILVA, Luís Rogério; GONÇALVES, Eliane. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: EDUCAÇÃO, TRABALHO DOCENTE E CURRÍCULO SOB A VISÃO DOS PROFESSORES DE ROBÓTICA PEDAGÓGICA E TECNOLOGIAS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2750.. Acesso em: 9 out. 2024.