INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: EDUCAÇÃO, TRABALHO DOCENTE E CURRÍCULO SOB A VISÃO DOS PROFESSORES DE ROBÓTICA PEDAGÓGICA E TECNOLOGIAS
Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Robótica Educacional, Transposição Pedagógica, Educação, Currículo EducacionalResumo
A rápida difusão da Inteligência Artificial e da Robótica pode se constituir em fator disruptivo para o trabalho docente e para a educação. Neste estudo, analisou-se, por meio de pesquisa qualitativa e quantitativa, a perspectiva, sob o ponto de vista dos docentes dedicados às áreas de tecnologia, de inclusão de temas de inteligência artificial e robótica educacional em itinerários formativos da Educação Básica e foi avaliado, se, para esses profissionais, é oportuno o ingresso desses temas no âmbito curricular. Os resultados indicam que esses docentes acreditam que, em breve, dado o alastramento da Inteligência Artificial, será comum a cooperação e o convívio entre humanos e robôs, tanto no ambiente de trabalho quanto no contexto social, convicção essa com que fundamentam a práxis docente e a mediação pedagógica, sem que consigam, contudo, vislumbrar claramente propostas para mudanças no desenho curricular educacional para contemplar a Inteligência Artificial e a Robótica em um processo de implementação mais ampla e formal na educação escolar.