INFLUÊNCIA DO JOGO HIDRO GAME COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA
Palavras-chave:
jogos, aulas dinâmicas, alternativa didáticaResumo
Muitos alunos apresentam dificuldades de aprendizado em química. Estas estão relacionadas a fatores como a não associação do conteúdo com o cotidiano ou até mesmo as estratégias de ensino pouco atrativas em sala de aula. Por conseguinte, muitos professores perceberam a necessidade de se trabalhar com novas alternativas metodológicas, que venham a minimizar os problemas de aprendizagem a respeito da disciplina de química. Essa alternativa é o uso de jogos e atividades lúdicas, que tem sido utilizada na intenção de possibilitar ao discente um incentivo para aprender química. O propósito deste trabalho foi analisar a influência do jogo Hidro Game como ferramenta de aprendizagem no ensino de química orgânica. Para prática desta pesquisa, foi escolhida uma turma de 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual em Tempo Integral “Dr. José Fernandes de Melo”. Antes da aplicação do jogo, foi realizada uma avaliação diagnóstica e aulas sobre os conteúdos bases para o bom entendimento dos hidrocarbonetos. Em procedimento metodológico foi realizado uma roda de conversa, com a finalidade de pontuarmos significados do jogo como estratégia de ensino e aprendizagem. Os resultados desta pesquisa revelaram que muitos discentes julgaram a utilização do jogo de maneira positiva, pois este proporcionou uma aula dinâmica, divertida e motivadora, que despertou o interesse da maioria em querer aprender o assunto abordado. No entanto, outros destacaram a euforia causada pelo uso do jogo. Outrossim, um aluno apontou não ser adepto a aulas com jogos. Essas constatações vão de encontro ao que se observou nos debates realizados após o jogo. A maioria dos depoimentos foram favoráveis a utilização de jogos didáticos nas aulas de química. Além disso, em uma quantidade menor, houve depoimentos não favoráveis a utilização deste instrumento didático. Logo, pôde-se constatar que o uso de jogos é uma alternativa significativa para amenizar as dificuldades de aprendizado de alguns alunos. Também é importante destacar que esse tipo de atividade aplicada a educação estimula a relação entre professor e aluno, bem como aluno-aluno, facilitando a sociabilização no meio escolar.