GAMEMETRIA – ASPECTOS GERAIS

Autores

  • Luís Fernando Zitei-Baptista Departamento de Química, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 14040-901, Ribeirão Preto-SP, Brasil. Autor
  • Glaucia Maria da Silva Degrève Departamento de Química, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 14040-901, Ribeirão Preto-SP, Brasil. Autor

Palavras-chave:

Gamemetria, Estado de Gameplay, Feedback Referencial, Análise do Jogo Tangencial

Resumo

No contexto sócio-cultural em que vivemos da Era Digital e a Cultura Tecnológica, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) se tornaram cada vez mais presentes no cotidiano, seja entre os nativos ou imigrantes digitais. Nesse sentido, os jogos digitais, como parte das TDICs, se apresentam como interessantes e promissoras fontes de conhecimento para serem usadas nos processos de ensino e aprendizagem. Porém, se faz necessário propor uma base epistemológica para estudos de jogos aplicados ao ensino, onde nasce a ideia deste trabalho. Partindo dessa necessidade, esse trabalho propõe a Gamemetria com o objetivo de ajudar a fundamentar os aspectos teóricos dos jogos, através de um estudo qualitativo exploratório, discutindo seus aspectos motivacionais e pedagógicos e de estabelecer uma nova metodologia de análise de jogos, educativos ou não, que poderão otimizar o tempo de professores para o preparo de suas aulas quando forem utilizar algum tipo de jogo como ferramenta para o ensino.

Downloads

Publicado

2024-05-26

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 6. Outros Temas Educacionais ou Culturais no contexto das TDIC (não previstos nos outros eixos)

Como Citar

ZITEI-BAPTISTA, Luís Fernando; DEGRÈVE, Glaucia Maria da Silva. GAMEMETRIA – ASPECTOS GERAIS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2748.. Acesso em: 9 out. 2024.