GAMEMETRIA – ASPECTOS GERAIS
Palavras-chave:
Gamemetria, Estado de Gameplay, Feedback Referencial, Análise do Jogo TangencialResumo
No contexto sócio-cultural em que vivemos da Era Digital e a Cultura Tecnológica, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) se tornaram cada vez mais presentes no cotidiano, seja entre os nativos ou imigrantes digitais. Nesse sentido, os jogos digitais, como parte das TDICs, se apresentam como interessantes e promissoras fontes de conhecimento para serem usadas nos processos de ensino e aprendizagem. Porém, se faz necessário propor uma base epistemológica para estudos de jogos aplicados ao ensino, onde nasce a ideia deste trabalho. Partindo dessa necessidade, esse trabalho propõe a Gamemetria com o objetivo de ajudar a fundamentar os aspectos teóricos dos jogos, através de um estudo qualitativo exploratório, discutindo seus aspectos motivacionais e pedagógicos e de estabelecer uma nova metodologia de análise de jogos, educativos ou não, que poderão otimizar o tempo de professores para o preparo de suas aulas quando forem utilizar algum tipo de jogo como ferramenta para o ensino.