ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO ‘MUNDO INTERDITADO’: O CASO DO CENTRODE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (CMSP)

Autores

  • Helga Caroline Peres UNESP/Araraquara Autor

Palavras-chave:

Centro de Mídias da Educação de São Paulo, ensino remoto emergencial, educação a distância

Resumo

A propagação do novo coronavírus no Brasil demandou ações de natureza emergencial em diversos setores da sociedade, sendo um deles a Educação Básica. Diante da exigência do isolamento social, redes de ensino e instituições escolares em todo o país se viram impelidas a elaborar e operacionalizar modelos de ensino remoto emergencial, por meio dos quais as práticas escolares passaram a ocorrer de maneira virtual e a distância. Neste artigo, que apresenta as análises parciais de um estudo de caso, pretende-se discutir o modelo de ensino remoto emergencial implementado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. A partir de uma revisão bibliográfica, apresentaremos uma leitura crítica dos processos de implementação e do formato do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP), plataforma de canais digitais, materiais didáticos e aplicativos com dados patrocinados pelo Governo que se tornou referência para o ensino na rede pública do Estado de São Paulo durante a pandemia.

Downloads

Publicado

2024-05-26

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 6. Outros Temas Educacionais ou Culturais no contexto das TDIC (não previstos nos outros eixos)

Como Citar

PERES, Helga Caroline. ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO ‘MUNDO INTERDITADO’: O CASO DO CENTRODE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (CMSP). Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2746.. Acesso em: 15 out. 2024.