DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE MICROLEARNING NA INTEGRAÇÃO DE FERRAMENTAS DE MOBILE LEARNING EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Palavras-chave:
Microlearning, Mobile Learning, Ensino, Administração PúblicaResumo
A proposta deste artigo é realizar uma reflexão a respeito da utilização de estratégias de Microlearning (ML) na integração de ferramentas de Mobile Learning (M-Learning). A Gestão pública atualmente passa a exigir uma formação muito mais complexa, levando o ensino da administração pública a uma série de desafios. Para elaboração deste trabalho, a pesquisa foi realizada em diferentes fases: inicialmente a partir de debates sobre ML e M-Learning com posterior definição do caso que seria estudado, e definição de procedimentos para coleta dos dados; em seguida a pesquisa bibliográfica acerca do tema, e aplicação de questionário com alunos de graduação do curso de Administração Pública. Que após coletar os dados estes foram tabulados e analisados em planilha Microsoft Excel®. Como resultados da pesquisa verifica-se uma crescente utilização de dispositivos móveis para as atividades de estudos, com um destaque para a percepção de uma diferença significativa na capacidade de concentração e absorção dos conteúdos quando os alunos utilizam dispositivos móveis. Além do que, apesar de um grupo significativo dos alunos respondentes não terem vivenciado experiências anteriores com o uso de estratégias de ML, verifica-se um interesse em explorar essas abordagens.