CURSO DE PEDAGOGIA EAD DA UFPR, SOB A ANÁLISE DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Julio Corcino Rodrigues Mota Junior UFPR Autor
  • Samara Mendes Araújo Silva UFPR Autor

Palavras-chave:

Formação Docente, Educação a Distância, Pedagogia EaD, História da Educação

Resumo

O presente artigo fez parte de uma pesquisa em andamento na Pós-Graduação de Educação da Universidade Federal do Paraná, da linha de História e Historiografia da Educação, que possuiu como o objeto de análise os sujeitos históricos que atuaram no Curso de Pedagogia EaD da Universidade Federal do Paraná, entre o período de 1999 a 2019. Partindo da premissa que a modalidade EaD precisava ser tratada, abordada e questionada em outros campos da ciências humanas, além das Tecnologias, por tratar de uma política pública, responsável pela expansão do ensino superior brasileiro.  Este trabalho pautou-se na bagagem teórico metodológico da História da Educação e da Formação docente, reconhecendo a necessidade de aprofundar as questões históricas, que envolveram a concepção, construção e manutenção de Cursos de Formação Inicial de Docentes, uma modalidade que teve sua expansão no contexto universitário brasileiro, no final do século XX para o começo do XXI, sendo responsável pelo aumento na oferta de vagas nos Cursos de licenciatura em todo país, principalmente no interior do Brasil.

Downloads

Publicado

2024-05-26

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 6. Outros Temas Educacionais ou Culturais no contexto das TDIC (não previstos nos outros eixos)

Como Citar

JUNIOR, Julio Corcino Rodrigues Mota; SILVA, Samara Mendes Araújo. CURSO DE PEDAGOGIA EAD DA UFPR, SOB A ANÁLISE DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2742.. Acesso em: 9 out. 2024.