CURSO DE PEDAGOGIA EAD DA UFPR, SOB A ANÁLISE DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Formação Docente, Educação a Distância, Pedagogia EaD, História da EducaçãoResumo
O presente artigo fez parte de uma pesquisa em andamento na Pós-Graduação de Educação da Universidade Federal do Paraná, da linha de História e Historiografia da Educação, que possuiu como o objeto de análise os sujeitos históricos que atuaram no Curso de Pedagogia EaD da Universidade Federal do Paraná, entre o período de 1999 a 2019. Partindo da premissa que a modalidade EaD precisava ser tratada, abordada e questionada em outros campos da ciências humanas, além das Tecnologias, por tratar de uma política pública, responsável pela expansão do ensino superior brasileiro. Este trabalho pautou-se na bagagem teórico metodológico da História da Educação e da Formação docente, reconhecendo a necessidade de aprofundar as questões históricas, que envolveram a concepção, construção e manutenção de Cursos de Formação Inicial de Docentes, uma modalidade que teve sua expansão no contexto universitário brasileiro, no final do século XX para o começo do XXI, sendo responsável pelo aumento na oferta de vagas nos Cursos de licenciatura em todo país, principalmente no interior do Brasil.