COMPROMETIMENTO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RAZÕES PARA A PERMANÊNCIA
Palavras-chave:
Educação a distância, Comprometimento, Instituição PúblicaResumo
Embora o comprometimento seja mais associado à relação empregado/empresa, o conceito apresenta variações que permitem adequá-lo a outras situações e áreas. Neste trabalho, analisa-se o comprometimento de envolvidos (professores, tutores, estudantes) em um curso a distância, o que requer observar uma série de nuances que podem determinar a permanência ou a evasão desses indivíduos. Para tanto, utilizou-se de uma metodologia descritiva com abordagem multi-método, com dados obtidos por meio de um formulário online e analisados através de uma análise lexicométrica. Obteve-se 6 classes temáticas que serviram de base para a análise. Essas classes tiveram por base a sua independência, sendo da mais independente para a mais dependente, obtendo-se: disposição a agir, identificação, dedicação, elementos essenciais do curso, elementos essenciais da EaD e dificuldades da modalidade. A partir da análise realizada foi possível averiguar o comprometimento de identificação e a percepção positiva dos envolvidos no curso pesquisado, obtendo nuances essenciais para a permanência na modalidade de educação a distância.