COMPROMETIMENTO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RAZÕES PARA A PERMANÊNCIA

Autores

  • Lidiane de Medeiros Lucena Saraiva IFRN Autor
  • Suzana Melissa de Moura Mafra da Silva IFCE Autor
  • Ilane Ferreira Cavalcante IFRN Autor
  • Elizama das Chagas Lemos IFRN Autor
  • Pollyana de Carvalho Medeiros IFRN Autor
  • Rosemary Pessoa Borges de Almeida IFRN Autor

Palavras-chave:

Educação a distância, Comprometimento, Instituição Pública

Resumo

Embora o comprometimento seja mais associado à relação empregado/empresa, o conceito apresenta variações que permitem adequá-lo a outras situações e áreas. Neste trabalho, analisa-se o comprometimento de envolvidos (professores, tutores, estudantes) em um curso a distância, o que requer observar uma série de nuances que podem determinar a permanência ou a evasão desses indivíduos. Para tanto, utilizou-se de uma metodologia descritiva com abordagem multi-método, com dados obtidos por meio de um formulário online e analisados através de uma análise lexicométrica. Obteve-se 6 classes temáticas que serviram de base para a análise. Essas classes tiveram por base a sua independência, sendo da mais independente para a mais dependente, obtendo-se: disposição a agir, identificação, dedicação, elementos essenciais do curso, elementos essenciais da EaD e dificuldades da modalidade. A partir da análise realizada foi possível averiguar o comprometimento de identificação e a percepção positiva dos envolvidos no curso pesquisado, obtendo nuances essenciais para a permanência na modalidade de educação a distância.

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Publicado

2024-05-26

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 6. Outros Temas Educacionais ou Culturais no contexto das TDIC (não previstos nos outros eixos)

Como Citar

SARAIVA, Lidiane de Medeiros Lucena; SILVA, Suzana Melissa de Moura Mafra; CAVALCANTE, Ilane Ferreira; LEMOS , Elizama das Chagas; MEDEIROS, Pollyana de Carvalho; ALMEIDA, Rosemary Pessoa Borges. COMPROMETIMENTO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RAZÕES PARA A PERMANÊNCIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2741.. Acesso em: 9 out. 2024.