APRENDIZAGEM COLABORATIVA ENTRE PROFESSORES COM TECNOLOGIA DIGITAL

Autores

  • Kelly Maia Cordeiro UFRRJ Autor
  • Izadora Martins da Silva de Souza UFRRJ Autor
  • Damiana da Costa Sanchez Oliveira UFMS Autor
  • Ilzani Valeira dos Santos SEMED- Mesquita/RJ Autor
  • Gilda Maria Maia Martins Saldanha SEDUC- PA Autor

Palavras-chave:

Aprendizagem colaborativa, leitura e escrita, tecnologia digital

Resumo

Este é o recorte, referente ao ano de 2021, de uma pesquisa resultante do projeto interinstitucional “Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Inovação nos Processos de Escolarização na Educação Inclusiva: Diferentes Contextos no Brasil e na Espanha”, desenvolvido entre 2017 e 2021. O objetivo do artigo é apresentar e discutir dados referentes à pesquisa em questão, analisando em que medida tais dados evidenciam o protagonismo docente, quanto à análise da própria prática pedagógica e dos seus respectivos contextos educacionais. Tem como tópicos: historicidade do projeto, procedimento metodológico de pesquisa e os processos constituídos durante o percurso realizado. Participaram da pesquisa 25 professores da educação básica, localizados em quatro cidades, pertencentes a três estados de regiões distintas do Brasil, que foram divididos em três grupos e subgrupos. O procedimento metodológico adotado na pesquisa corresponde a uma adaptação do modelo Lesson Study, subdividido em duas etapas distintas e complementares, que tinham por foco uma atividade de aula realizada por cada subgrupo.  A primeira etapa era composta pelo planejamento, execução, avaliação e postagem em um mural eletrônico da atividade, seguida da segunda etapa, que consistia na discussão e avaliação dessa atividade por outros subgrupos. Para produção e discussão dos dados foram utilizados dois instrumentos: formulário avaliativo do processo percorrido no ano de 2021, e processo avaliativo ocorrido no seminário presencial de 2022. Os relatórios resultantes foram submetidos à análise de conteúdo.  Frente aos resultados encontrados, destacamos o papel da tecnologia digital na construção da aprendizagem colaborativa a partir das relações entre pares.

Downloads

Publicado

2024-05-26

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 6. Outros Temas Educacionais ou Culturais no contexto das TDIC (não previstos nos outros eixos)

Como Citar

CORDEIRO, Kelly Maia; SOUZA, Izadora Martins da Silva; OLIVEIRA, Damiana da Costa Sanchez; SANTOS, Ilzani Valeira; SALDANHA, Gilda Maria Maia Martins. APRENDIZAGEM COLABORATIVA ENTRE PROFESSORES COM TECNOLOGIA DIGITAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2739.. Acesso em: 9 out. 2024.