APRENDIZAGEM COLABORATIVA ENTRE PROFESSORES COM TECNOLOGIA DIGITAL
Palavras-chave:
Aprendizagem colaborativa, leitura e escrita, tecnologia digitalResumo
Este é o recorte, referente ao ano de 2021, de uma pesquisa resultante do projeto interinstitucional “Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Inovação nos Processos de Escolarização na Educação Inclusiva: Diferentes Contextos no Brasil e na Espanha”, desenvolvido entre 2017 e 2021. O objetivo do artigo é apresentar e discutir dados referentes à pesquisa em questão, analisando em que medida tais dados evidenciam o protagonismo docente, quanto à análise da própria prática pedagógica e dos seus respectivos contextos educacionais. Tem como tópicos: historicidade do projeto, procedimento metodológico de pesquisa e os processos constituídos durante o percurso realizado. Participaram da pesquisa 25 professores da educação básica, localizados em quatro cidades, pertencentes a três estados de regiões distintas do Brasil, que foram divididos em três grupos e subgrupos. O procedimento metodológico adotado na pesquisa corresponde a uma adaptação do modelo Lesson Study, subdividido em duas etapas distintas e complementares, que tinham por foco uma atividade de aula realizada por cada subgrupo. A primeira etapa era composta pelo planejamento, execução, avaliação e postagem em um mural eletrônico da atividade, seguida da segunda etapa, que consistia na discussão e avaliação dessa atividade por outros subgrupos. Para produção e discussão dos dados foram utilizados dois instrumentos: formulário avaliativo do processo percorrido no ano de 2021, e processo avaliativo ocorrido no seminário presencial de 2022. Os relatórios resultantes foram submetidos à análise de conteúdo. Frente aos resultados encontrados, destacamos o papel da tecnologia digital na construção da aprendizagem colaborativa a partir das relações entre pares.