A PROPOSTA DO ENSINO HÍBRIDO NO CONTEXTO DO ENSINO TÉCNICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA.

Autores

  • João Alberto Prado Martin Etec Antônio Devisate Autor

Palavras-chave:

Educação, Ensino Híbrido, Ensino Técnico

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aparecem com um papel fundamental no processo de formação do aluno, oferecendo autonomia e corroborando para a democratização do ensino. Assim, a presença da tecnologia no âmbito educacional é ressaltada por alguns autores que iniciaram pesquisas com o uso das TICs para o ambiente escolar. Desta forma, a presente pesquisa tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica da literatura nacional sobre o Ensino Híbrido. Este estudo caracterizou-se por uma pesquisa bibliográfica na qual a fonte de dados foram estudos publicados no periódico CAPES. Para as buscas dos estudos, utilizou-se como descritores: ensino híbrido, ensino técnico e ensino híbrido, ensino profissionalizante e ensino híbrido. Os critérios de inclusão foram: presença dos descritores no título e/ou resumo do artigo, publicação na língua inglesa ou portuguesa. Os critérios de exclusão foram: o trabalho não conter descritores no título ou resumo; não relacionar o tema investigado, livros ou capítulos de livros, teses e dissertações. Para a análise dos dados, foram utilizadas as categorias: objetivo, participantes, níveis de ensino, intervenção/proposta de ensino híbrido. Como resultados, com relação à produção científica, pode-se notar que sobre a temática do ensino híbrido há escassez de estudos, principalmente considerando o ensino técnico.

Downloads

Publicado

2024-05-26

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 6. Outros Temas Educacionais ou Culturais no contexto das TDIC (não previstos nos outros eixos)

Como Citar

MARTIN, João Alberto Prado. A PROPOSTA DO ENSINO HÍBRIDO NO CONTEXTO DO ENSINO TÉCNICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2738.. Acesso em: 15 out. 2024.