A PROPOSTA DO ENSINO HÍBRIDO NO CONTEXTO DO ENSINO TÉCNICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA.
Palavras-chave:
Educação, Ensino Híbrido, Ensino TécnicoResumo
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aparecem com um papel fundamental no processo de formação do aluno, oferecendo autonomia e corroborando para a democratização do ensino. Assim, a presença da tecnologia no âmbito educacional é ressaltada por alguns autores que iniciaram pesquisas com o uso das TICs para o ambiente escolar. Desta forma, a presente pesquisa tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica da literatura nacional sobre o Ensino Híbrido. Este estudo caracterizou-se por uma pesquisa bibliográfica na qual a fonte de dados foram estudos publicados no periódico CAPES. Para as buscas dos estudos, utilizou-se como descritores: ensino híbrido, ensino técnico e ensino híbrido, ensino profissionalizante e ensino híbrido. Os critérios de inclusão foram: presença dos descritores no título e/ou resumo do artigo, publicação na língua inglesa ou portuguesa. Os critérios de exclusão foram: o trabalho não conter descritores no título ou resumo; não relacionar o tema investigado, livros ou capítulos de livros, teses e dissertações. Para a análise dos dados, foram utilizadas as categorias: objetivo, participantes, níveis de ensino, intervenção/proposta de ensino híbrido. Como resultados, com relação à produção científica, pode-se notar que sobre a temática do ensino híbrido há escassez de estudos, principalmente considerando o ensino técnico.