A IMPORTÂNCIA DAS TICS PARA VIABILIZAR O PROJETO DE EXTENSÃO “OS CLÁSSICOS DA EDUCAÇÃO: LEITURA, DEBATES, SÍNTESE”
Palavras-chave:
Leitura, clássicos da educação, tecnologias da informação e comunicaçãoResumo
O presente texto consiste em um relato de experiência do projeto de extensão “Clássicos da Educação: leitura, debate e síntese”, desenvolvido por uma universidade pública e mediado pelas tecnologias da comunicação e informação. O referido projeto teve como principal objetivo possibilitar aos estudantes dos cursos de licenciatura e aos docentes da educação básica a leitura de obras clássicas que fundamentam as disciplinas nos cursos de formação de professores, as quais são frequentemente citadas durante as graduações, mas raramente lidas. A opção pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) se deu em razão das vantagens que estas oferecem para vencer problemas de tempo e distância, permitindo a participação de estudantes e professores, ambos com grandes cargas de estudos e trabalho. Contudo, a adesão foi pouca, e houve desistências ao longo do projeto. Isso não significa que a iniciativa tenha sido em vão, muito pelo contrário. Assim, embora sejam muito importantes para vencer vários empecilhos dos processos educativos presenciais, as tecnologias de comunicação e informação resolvem apenas parte dos muitos problemas existentes quando se trata da falta de prática de leitura e outras questões educacionais em nosso país.