O USO DO WHATSAPP NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE SOBRE AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS ENTRE 2020 E 2023
Palavras-chave:
Educação, WhattsApp, Pandemia, TDIC, Portal de Periódicos da CAPESResumo
A pandemia transformou a forma como vivemos. Na educação, a transformação do processo de ensinoaprendizagem afetou a todos. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como ferramentas teve papel fundamental no desenvolvimento das práticas pedagógicas. As diferentes possibilidades de ferramentas disponíveis, eficientes e prontas, foi impulsionada no ensino remoto emergencial, o WhatsApp é uma dessas possibilidades que leva a sala de aula para além dos encontros presenciais. Assim sendo, o objetivo geral deste trabalho foi analisar, no Portal de Periódicos da CAPES, artigos relacionados ao uso do aplicativo WhatsApp na educação durante a pandemia, considerando-se o recorte de 2020 a 2023. Utilizando as abordagens qualitativa e quantitativa, foram observados os trabalhos publicados naquele Portal. Para busca dos artigos, foram escolhidas as palavras-chave: Educação, WhatsApp e Pandemia. Estas resultaram em 107 artigos. Em uma planilha, foi coletado os dados extraídos. Com os resultados, foram identificados aspectos, tais como: principais palavras-chave; crescente interesse; predominância de publicações nacionais; predominância das instituições públicas; preponderância de artigos que passaram pela revisão de pares. E o estudo finaliza com uma perspectiva de que há muito a fazer e a explorar. Identifica-se, aliás, que os artigos publicados são de extrema importância para lastrear os caminhos para as pesquisas sobre as TDIC na educação, com ênfase no uso do WhatsApp.