O USO DE INFOGRÁFICOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Silvia Cristina de Jesus UFSCar / Departamento de Ciências Ambientais Autor
  • Danielly Figueredo UFSC / Departamento Autor
  • Flávia Florentino Varella UFSC / Departamento de História Autor

Palavras-chave:

Infografia, Aprendizagem Ativa, Ensino em Ciências Ambientais, Wikimedia Commons, Comunicação Visual

Resumo

No semestre de 2023.2, na UFSCar, desenvolveu-se um projeto de avaliação disciplinar com o uso do Wikimedia Commons, um repositório de multimídias colaborativo e em licença livre, e da Wikipédia, como ferramentas de ensino e aprendizagem. Esta experiência teve como objetivo avaliar a eficácia do uso de infográficos para promover a compreensão de conceitos complexos de forma visual e dinâmica na disciplina de Planejamento Ambiental Urbano do curso de Gestão e Análise Ambiental da UFSCar. Os infográficos produzidos foram adicionados à base de dados do Wikimedia Commons e, em seguida, inseridos em verbetes da Wikipédia sobre os conceitos trabalhados. A atividade aliou a criação de infográficos que sintetizam conceitos e definições abordados na sala de aula com a proposta de divulgação de conhecimento em plataformas digitais. A pesquisa incluiu questionários de conhecimentos prévios e pós-atividades de infografia, que revelaram uma melhoria na compreensão do conteúdo, no desenvolvimento de habilidades de comunicação visual e no reconhecimento da importância dos infográficos como instrumentos pedagógicos. A inserção dos infográficos na Wikipédia e no Wikimedia Commons promoveu a abertura do material produzido na universidade, mesmo que por estudantes ainda em formação, para um público de amplas audiências e o desenvolvimento de habilidades específicas em licenciamento de imagens e direitos autorais. A pesquisa sugere que os infográficos podem ser uma ferramenta valiosa para melhorar a compreensão do conteúdo, tornando-o mais acessível e fácil de entender, e que a criação de infográficos pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades em design gráfico e divulgação científica.

Downloads

Publicado

2024-05-23

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 3. Materiais didáticos, Conteúdos e/ou Mediação no contexto das TDIC

Como Citar

DE JESUS, SilviaCristina; FIGUEREDO, Danielly; FLORENTINO VARELLA, Flávia. O USO DE INFOGRÁFICOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO SUPERIOR. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2732.. Acesso em: 15 out. 2024.