O USO DE INFOGRÁFICOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Infografia, Aprendizagem Ativa, Ensino em Ciências Ambientais, Wikimedia Commons, Comunicação VisualResumo
No semestre de 2023.2, na UFSCar, desenvolveu-se um projeto de avaliação disciplinar com o uso do Wikimedia Commons, um repositório de multimídias colaborativo e em licença livre, e da Wikipédia, como ferramentas de ensino e aprendizagem. Esta experiência teve como objetivo avaliar a eficácia do uso de infográficos para promover a compreensão de conceitos complexos de forma visual e dinâmica na disciplina de Planejamento Ambiental Urbano do curso de Gestão e Análise Ambiental da UFSCar. Os infográficos produzidos foram adicionados à base de dados do Wikimedia Commons e, em seguida, inseridos em verbetes da Wikipédia sobre os conceitos trabalhados. A atividade aliou a criação de infográficos que sintetizam conceitos e definições abordados na sala de aula com a proposta de divulgação de conhecimento em plataformas digitais. A pesquisa incluiu questionários de conhecimentos prévios e pós-atividades de infografia, que revelaram uma melhoria na compreensão do conteúdo, no desenvolvimento de habilidades de comunicação visual e no reconhecimento da importância dos infográficos como instrumentos pedagógicos. A inserção dos infográficos na Wikipédia e no Wikimedia Commons promoveu a abertura do material produzido na universidade, mesmo que por estudantes ainda em formação, para um público de amplas audiências e o desenvolvimento de habilidades específicas em licenciamento de imagens e direitos autorais. A pesquisa sugere que os infográficos podem ser uma ferramenta valiosa para melhorar a compreensão do conteúdo, tornando-o mais acessível e fácil de entender, e que a criação de infográficos pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades em design gráfico e divulgação científica.