MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E HÍBRIDA: DESENHO EVALIDAÇÃO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Prática Pedagógica, Desenho Didático, Desenho Modelo/Processo E-atividades, Tutor OnlineResumo
No contexto das práticas em Educação a Distância e em Educação Híbrida, há diferentes problemas que ainda temos que resolver, desde como promover aprendizagens efetivas e significativas, até como diminuir a crescente evasão dos participantes em cursos on-line. Os objetivos do trabalho são: apresentar o processo de desenho de um curso de formação de professores, baseado na validação do perfil da função de tutoria; e sistematizar alguns princípios didáticos e pedagógicas, teóricos e práticos, que nortearam o processo de desenho do Curso Mediação Pedagógica na Educação a Distância e na Educação Híbrida, desenvolvido sob a metodologia da Pesquisa Baseada no Design (Rinaudo; Donolo, 2010; De Benito; Salinas, 2016), com apoio de análise documental (Latorre, 2003). Com as contribuições de Engeström (2016), Feuerstein (1999), Fink (2008), Garrison e Vaughan (2008) e Tinto (2012), as atividades são planejadas nas instâncias síncronas e assíncronas com apoio das tecnologias digitais. O modelo de Salmon (2004) contribui para o sequenciamento de atividades em cinco fases. O curso oferece um modelo pedagógico que dá continuidade às atividades síncronas e on-line, bem como o aumento gradativo da participação, responsabilidade e autonomia dos alunos, com a qual o professor cede poder e aposta nos alunos na condução das atividades de aprendizagem, ao mesmo tempo em que oportuniza aos participantes vivenciar uma verdadeira experiência de aprendizagem on-line.