USO DO MOODLE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS À LUZ DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA
Palavras-chave:
Formação de Professores., Educação Híbrida., Ambiente Virtual de Aprendizagem., Moodle., Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).Resumo
O objetivo deste artigo é discutir a contribuição do Moodle como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para a formação de professores a partir do conceito de Educação Híbrida (EH). Trata-se de revisão bibliográfica narrativa realizada por meio de livros, artigos, teses e dissertações que versam sobre o assunto. Atendendo ao escopo do estudo busca-se apresentar o uso desse ambiente como ferramenta digital a fim de
que possibilite impulsionar a EH em seu propósito de envolver práticas pedagógicas do ensino presencial e da Educação a Distância (EaD) para um processo ensino-aprendizagem mais efetivo e de boa qualidade. Tudo
isso tendo em vista que os professores podem familiarizar-se com tecnologias digitais e desenvolver a capacidade de manipular, interagir e produzir conteúdo dentro do AVA. Assim, este artigo volta-se, principalmente, a apresentar de forma teórica as necessidades formativas do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para formação de professores, enfatizando o uso do AVA Moodle na formação continuada. Considera-se, assim, que o advento das TDIC abre novas possibilidades para a educação, como melhoria contínua no ensino aprendizagem e, a partir disso, torna-se possível pesquisar sobre o assunto, em prol do avanço da educação, seja presencial, a distância ou híbrida.