USO DO MOODLE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS À LUZ DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA

Autores

  • Fernando Reis Morais Universidade Federal de Lavras Autor
  • Braian Veloso Universidade Federal de Lavras Autor

Palavras-chave:

Formação de Professores., Educação Híbrida., Ambiente Virtual de Aprendizagem., Moodle., Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a contribuição do Moodle como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para a formação de professores a partir do conceito de Educação Híbrida (EH). Trata-se de revisão bibliográfica narrativa realizada por meio de livros, artigos, teses e dissertações que versam sobre o assunto. Atendendo ao escopo do estudo busca-se apresentar o uso desse ambiente como ferramenta digital a fim de
que possibilite impulsionar a EH em seu propósito de envolver práticas pedagógicas do ensino presencial e da Educação a Distância (EaD) para um processo ensino-aprendizagem mais efetivo e de boa qualidade. Tudo
isso tendo em vista que os professores podem familiarizar-se com tecnologias digitais e desenvolver a capacidade de manipular, interagir e produzir conteúdo dentro do AVA. Assim, este artigo volta-se, principalmente, a apresentar de forma teórica as necessidades formativas do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para formação de professores, enfatizando o uso do AVA Moodle na formação continuada. Considera-se, assim, que o advento das TDIC abre novas possibilidades para a educação, como melhoria contínua no ensino aprendizagem e, a partir disso, torna-se possível pesquisar sobre o assunto, em prol do avanço da educação, seja presencial, a distância ou híbrida.

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Publicado

2024-05-23

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

REIS MORAIS, Fernando; VELOSO, Braian. USO DO MOODLE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS À LUZ DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2729.. Acesso em: 9 out. 2024.