TECNOCRACIA E EDUCAÇÃO ONLINE: UMA ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS
Palavras-chave:
Tecnoracia, Formação de Professores, Educação em Ciências, educação online, pandemia COVID-19Resumo
A tecnoracia é um dos três pilares de um modelo educacional proposto para desenvolver novas habilidades nos estudantes do século XXI, juntamente com a Literacia e a Materacia. Esse modelo enfatiza a importância de entender e usar artefatos tecnológicos para além da resolução de problemas ou criação de produtos, cultivando uma abordagem crítica e criativa na relação com as novas tecnologias digitais. Com base neste conceito, o presente estudo investiga a percepção de licenciandos sobre Educação Online, analisando dois grupos em 2021 (n=38) e 2023 (n=31). Os resultados revelam a necessidade de uma análise mais crítica e reflexiva do papel das tecnologias na sociedade por parte desses professores em formação inicial. Embora tenham sido identificadas análises significativas sobre desigualdades sociais no acesso à tecnologia e ao ensino, assim como uma preocupação embasada em dados estatísticos, ainda há uma lacuna em relação à reflexão profunda sobre como as tecnologias moldam a cultura, a economia, a política e as relações sociais. Os aspectos da tecnoracia foram úteis para inspirar novas ideias para o planejamento de aulas, criação de materiais e mediação de ambientes virtuais de aprendizagem, sugerindo potencial para futuras pesquisas investigando o modelo na formação de professores.