LITERACIA DIGITAL DO PROFESSOR: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Adriana Cristina Lázaro UNESP/Bauru Autor
  • Thaís Cristina Rodrigues Tezani UNESP/Bauru Autor

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, tecnologias digitais da informação e comunicação, literacia digital

Resumo

A linguagem digital, presente na Sociedade da Informação, requer o aprendizado de novas habilidades e competências que vão de encontro às necessidades atuais no nosso cotidiano pessoal e profissional. Este texto apresenta considerações sobre uma formação continuada realizada com 24 professores de 1o ao 5o ano do Ensino Fundamental numa Escola Municipal localizada em uma cidade de pequeno porte, na região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo, com o intuito de trabalhar a alfabetização tecnológica e o letramento digital, atualmente melhor definidos como literacia digital do professor. A proposta englobou conceitos de tecnologias com práticas pedagógicas para viabilizar o trabalho no laboratório de informática por meio da articulação dos conteúdos curriculares desenvolvidos na sala regular com as atividades nos computadores. Essa pesquisa de abordagem qualitativa, na modalidade experimental e participante, faz parte de uma dissertação de Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica na linha de Tecnologias da Informação e Comunicação da Faculdade de Ciências da UNESP, Campus de Bauru/SP e, o conteúdo do curso desenvolvido foi transformado em um e-book com sugestões para o trabalho dos professores no laboratório de informática. A formação em lócus proporcionou maior proximidade dos professores no uso do computador, quebrando resistências e favorecendo a construção de conhecimentos para a melhoria do processo ensino e aprendizagem.

Downloads

Publicado

2024-05-21

Edição

Seção

SIED:EnPED:2016 - Artigos

Como Citar

LÁZARO, Adriana Cristina; TEZANI , Thaís Cristina Rodrigues. LITERACIA DIGITAL DO PROFESSOR: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2725.. Acesso em: 7 dez. 2024.