TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: A GAMIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

  • Stella Bezerra e Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Autor
  • Anatalia Kutianski Gonzalez Vieira Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-UERJ Autor
  • Barbra Candice Southern Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-UERJ Autor
  • Elizabeth Teixeira de Souza Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-UERJ Autor
  • Tiago Savignon Cardoso Machado Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-UERJ Autor
  • Waldiney Mello Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-UERJ Autor

Palavras-chave:

Gamificação, Tecnologias Educacionais, Formação de professores

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem é particular e possui especificidades de acordo com o indivíduo. O uso
exclusivo do modelo tradicional de ensino não supre as demandas, sobretudo quando se trata de ensino na
realidade contemporânea da cibercultura. A pandemia de covid-19 fez com que o uso de metodologias
ativas de ensino fosse mais utilizado. Dentre essas metodologias, destaca-se a gamificação virtual,
caracterizada por utilizar mecânicas, estética e pensamento gamer por meio de aplicativos que são
utilizados em telas de smartphones, tablets e computadores para promover o aprendizado através do
engajamento e da motivação. Nesse contexto, partindo de uma análise qualitativa, o presente estudo
buscou discutir e compreender qual conceito que os licenciandos em Ciências Biológicas da UERJ possuem
para a gamificação virtual. Percebeu-se que essa metodologia está inserida nesse curso de graduação de
maneira incipiente, o que reitera o caráter emergente dessa metodologia. Assim, é preciso que a literatura
tenha mais produções teóricas e empíricas sobre o tema, para que esse conteúdo seja inserido na formação
inicial e continuada de professores e atinja a Educação Básica. 

 

Downloads

Publicado

2024-05-21

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Trabalho Completo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

BEZERRA E SILVA, Stella; KUTIANSKI GONZALEZ VIEIRA, Anatalia; CANDICE SOUTHERN, Barbra; TEIXEIRA DE SOUZA, Elizabeth; SAVIGNON CARDOSO MACHADO, Tiago; MELLO, Waldiney. TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: A GAMIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2723.. Acesso em: 9 out. 2024.