TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: A GAMIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Gamificação, Tecnologias Educacionais, Formação de professoresResumo
O processo de ensino-aprendizagem é particular e possui especificidades de acordo com o indivíduo. O uso
exclusivo do modelo tradicional de ensino não supre as demandas, sobretudo quando se trata de ensino na
realidade contemporânea da cibercultura. A pandemia de covid-19 fez com que o uso de metodologias
ativas de ensino fosse mais utilizado. Dentre essas metodologias, destaca-se a gamificação virtual,
caracterizada por utilizar mecânicas, estética e pensamento gamer por meio de aplicativos que são
utilizados em telas de smartphones, tablets e computadores para promover o aprendizado através do
engajamento e da motivação. Nesse contexto, partindo de uma análise qualitativa, o presente estudo
buscou discutir e compreender qual conceito que os licenciandos em Ciências Biológicas da UERJ possuem
para a gamificação virtual. Percebeu-se que essa metodologia está inserida nesse curso de graduação de
maneira incipiente, o que reitera o caráter emergente dessa metodologia. Assim, é preciso que a literatura
tenha mais produções teóricas e empíricas sobre o tema, para que esse conteúdo seja inserido na formação
inicial e continuada de professores e atinja a Educação Básica.