COLEÇÕES DIDÁTICO-CIENTÍFICAS VIRTUAIS COM ESCANEAMENTO 3D NO CAP-UERJ

Autores

  • Ana Beatriz Cruz da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro Autor
  • Waldiney Mello Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira Autor

Palavras-chave:

coleção, escaneamento, zoologia

Resumo

A utilização de coleções zoológicas no ensino permite a visualização de estruturas e organismos, aproximando o aluno ao conteúdo estudado, conferindo maior dinamismo e estimulando os jovens à iniciação científica, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Em aulas práticas de biologia, no entanto, o manuseio constante de tais materiais tende a levá-los à deterioração e perda de informações morfológicas de importância taxonômica e filogenética. Diversos táxons, incluindo espécimes-tipo, já tiveram caracteres deteriorados ao longo dos séculos.  Para conservar esses espécimes, hoje é possível utilizar o escaneamento 3D para criar coleções didático-científicas virtuais em 360 graus e interativas, como têm feito alguns dos principais museus de história natural do mundo (e.g., Smithsonian, Museu Britânico, Museu de Berlim). Entretanto, pelo alto custo de aquisição de escâneres 3D, a técnica ainda é bastante restrita. O presente trabalho utilizou o escaneamento 3D para criar a primeira coleção didático-científica 3D virtual no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), utilizando metodologia de baixo custo, replicando a técnica em uma coleção paleoictiológica da UERJ. Para tanto, foram utilizados aplicativos de celular de digitalização 3D para escanear a coleção de conchas do Laboratório de Tecnologias Educacionais Inclusivas (LATED/CAp-UERJ). Os resultados foram registrados na plataforma Sketchfab (perfil "latedcapuerj"), contando com 91 conchas do filo Mollusca. A técnica tem sido empregada na coleção entomológica do CAp-UERJ e foi testada com sucesso na digitalização de fósseis da coleção do Laboratório de Paleoictiologia da UERJ. A coleção 3D virtual tem sido utilizada no ensino de biologia no CAp-UERJ, melhorando a compreensão dos alunos sobre a classificação, anatomia e evolução dos táxons estudados. A técnica utilizada no presente estudo mostrou-se acessível e de baixo custo, representando uma boa alternativa para garantir a preservação e registro dos espécimes contidos numa coleção zoológica.

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Publicado

2024-05-20

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Resumo - Eixo temático 3. Materiais didáticos, Conteúdos e/ou Mediação no contexto das TDIC

Como Citar

SILVA, Ana Beatriz Cruz; MELLO, Waldiney. COLEÇÕES DIDÁTICO-CIENTÍFICAS VIRTUAIS COM ESCANEAMENTO 3D NO CAP-UERJ. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2722.. Acesso em: 14 out. 2024.