CAPACITAÇÃO DE ENFERMEIROS UTILIZANDO RECURSOS DIGITAIS PARA ABORDAR O CÂNCER DE MAMA EM MULHERES JOVENS: UM DESAFIO CRESCENTE

Autores

  • Cremilson de Paula Silva Universidade Federal de Alfenas Autor
  • Blanches de Paula Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Campus Muzambinho Autor
  • Joabson Pinheiro dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Campus Passos Autor
  • Ana Paula Alonso Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Campus Muzambinho Autor

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Neoplasias da Mama, Tecnologia Digital

Resumo

O câncer de mama é um dos principais responsáveis pelo elevado índice de óbitos por câncer em mulheres, além de promover impactos negativos em sua qualidade de vida e em suas atividades diárias. No Brasil, entre as mulheres jovens com idade inferior a 40 anos, a incidência da doença está presente em cerca de 7% dos casos. Nesses casos, o nódulo tende a ser mais agressivo, apresentando maior índice de recorrência, menor sobrevida da mulher e menor sobrevida global (INCA, 2022). Nesta perspectiva, esta pesquisa buscou desenvolver um material educativo em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Instituto Nacional do Câncer e a literatura científica pertinente. O objetivo é contribuir para a prevenção primária e secundária do câncer de mama em mulheres jovens (com menos de 40 anos). Trata-se de um relato de experiência sobre um planejamento educativo em saúde, destinado aos enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS). Dada a relevância do impacto do câncer de mama na qualidade de vida das mulheres e a importância das ações educativas em saúde como recursos transformadores, os profissionais da APS, especialmente os enfermeiros, são fundamentais na disseminação de informações. Isso visa sensibilizar as pessoas para a adoção de hábitos de vida saudáveis e fornecer orientações sobre os sinais e sintomas da doença. Para a elaboração do material educativo, foram utilizadas ferramentas interativas, como o CANVA. A educação em saúde foi posteriormente realizada por meio da plataforma Google Meet com cinco enfermeiros da APS de um município do estado da Bahia. Vale ressaltar que o desenvolvimento do projeto ocorreu por meio de encontros virtuais no Google Meet, WhatsApp e e-mail, em virtude da pandemia da COVID-19 e em conformidade com as restrições impostas pelas autoridades de saúde acerca do isolamento social. A capacitação foi realizada em março de 2022, via Google Meet, com o intuito de sensibilizar os profissionais para a identificação precoce do câncer de mama em mulheres jovens. Com o objetivo de alcançar um público mais amplo e contribuir para as práticas de educação em saúde, foram utilizados canais de comunicação frequentemente acessados, como Instagram, Facebook e WhatsApp, pelos responsáveis da pesquisa. A capacitação por meio da plataforma Google Meet proporcionou um ambiente propício para trocas de experiências entre os enfermeiros da APS.  Além disso, os profissionais participantes enfatizaram a importância da atividade para a prática da enfermagem, visando contribuir para um atendimento qualificado, integral, resolutivo e para as atividades educativas em saúde. Em conclusão, o estudo destacou a importância das atividades nesses moldes, a fim de sensibilizar os profissionais de saúde para uma atenção mais focada nas mulheres jovens (com menos de 40 anos), atuando de forma preventiva diante dos fatores desencadeadores e promotores da doença.

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Publicado

2024-05-20

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Resumo - Eixo temático 3. Materiais didáticos, Conteúdos e/ou Mediação no contexto das TDIC

Como Citar

SILVA, Cremilson de Paula; PAULA, Blanches; SANTOS, Joabson Pinheiro; REIS, Ana Paula Alonso. CAPACITAÇÃO DE ENFERMEIROS UTILIZANDO RECURSOS DIGITAIS PARA ABORDAR O CÂNCER DE MAMA EM MULHERES JOVENS: UM DESAFIO CRESCENTE. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2721.. Acesso em: 9 out. 2024.