ATIVIDADES PROFISSIONAIS CONFIABILIZADORAS (EPA) NO ENSINO NA ÁREA DA SAÚDE NO BRASIL: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Luciana Flávia de Almeida Romani Programa de Pós-Graduação em Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Universidade Federal de Minas Gerais Autor
  • Marina Guimarães Lima Departamento de Farmácia Social da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais Autor

Palavras-chave:

Atividades Profissionais Confiabilizadoras, Formação Profissional em Saúde, Educação Superior

Resumo

As Atividades Profissionais Confiabilizadoras (Entrustable Professional Activities-EPA) são modelos educacionais baseados em competências, especialmente empregados para delinear e avaliar atividades de ensino prático, como estágios. Elas são definidas como tarefas confiadas a um estudante pelo corpo docente ou supervisor para serem realizadas de forma independente, uma vez que o aluno adquira as competências necessárias para executá-las. O objetivo do presente estudo é realizar uma revisão da literatura sobre o desenvolvimento de EPAs no ensino na área da saúde no Brasil. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura. As bases de dados consultadas foram Scielo e Google Acadêmico, utilizando descritores relacionados aos termos EPA e atividades profissionais. Os critérios de inclusão abrangeram artigos que descreveram experiências de desenvolvimento de EPA para atividades de ensino práticas na graduação ou pós-graduação na área da saúde no Brasil, com texto completo disponível. Foram encontrados 961 resultados, dos quais 15 publicações atenderam aos critérios de inclusão e foram selecionadas para a revisão. Entre as publicações, havia um livro, cinco artigos e nove dissertações, todas publicadas após 2018. A literatura brasileira descreveu a elaboração de EPAs para o internato (1 publicação) e atividades na área de Ginecologia (2 publicações) na graduação em Medicina, para a especialização em Pneumologia (1 publicação), para a formação em cirurgia urológica (1 publicação), para estágio extracurricular hospitalar em fisioterapia (1 publicação), para a reforma curricular de um curso de graduação em Medicina (1 publicação) e para programas de residência médica (8 publicações).  Os resultados sugerem que, de acordo com a literatura científica, a adoção da ferramenta de EPAs para o desenvolvimento de competências no ensino da área da saúde no Brasil é recente e pouco desenvolvida no nível de graduação e nas áreas não médicas. Recomenda-se que as instituições de ensino superior brasileiras adotem a ferramenta de EPAs no contexto das tecnologias digitais de informação e comunicação para qualificar experiências práticas de formação profissional, como estágios. A divulgação dos resultados obtidos com este método de ensino por meio de publicações científicas é importante para facilitar a sua adoção pelos profissionais.

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Publicado

2024-05-20

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Resumo - Eixo temático 3. Materiais didáticos, Conteúdos e/ou Mediação no contexto das TDIC

Como Citar

ROMANI, Luciana Flávia de Almeida; LIMA, Marina Guimarães. ATIVIDADES PROFISSIONAIS CONFIABILIZADORAS (EPA) NO ENSINO NA ÁREA DA SAÚDE NO BRASIL: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2720.. Acesso em: 11 fev. 2025.