ATIVIDADES PROFISSIONAIS CONFIABILIZADORAS (EPA) NO ENSINO NA ÁREA DA SAÚDE NO BRASIL: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Palavras-chave:
Atividades Profissionais Confiabilizadoras, Formação Profissional em Saúde, Educação SuperiorResumo
As Atividades Profissionais Confiabilizadoras (Entrustable Professional Activities-EPA) são modelos educacionais baseados em competências, especialmente empregados para delinear e avaliar atividades de ensino prático, como estágios. Elas são definidas como tarefas confiadas a um estudante pelo corpo docente ou supervisor para serem realizadas de forma independente, uma vez que o aluno adquira as competências necessárias para executá-las. O objetivo do presente estudo é realizar uma revisão da literatura sobre o desenvolvimento de EPAs no ensino na área da saúde no Brasil. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura. As bases de dados consultadas foram Scielo e Google Acadêmico, utilizando descritores relacionados aos termos EPA e atividades profissionais. Os critérios de inclusão abrangeram artigos que descreveram experiências de desenvolvimento de EPA para atividades de ensino práticas na graduação ou pós-graduação na área da saúde no Brasil, com texto completo disponível. Foram encontrados 961 resultados, dos quais 15 publicações atenderam aos critérios de inclusão e foram selecionadas para a revisão. Entre as publicações, havia um livro, cinco artigos e nove dissertações, todas publicadas após 2018. A literatura brasileira descreveu a elaboração de EPAs para o internato (1 publicação) e atividades na área de Ginecologia (2 publicações) na graduação em Medicina, para a especialização em Pneumologia (1 publicação), para a formação em cirurgia urológica (1 publicação), para estágio extracurricular hospitalar em fisioterapia (1 publicação), para a reforma curricular de um curso de graduação em Medicina (1 publicação) e para programas de residência médica (8 publicações). Os resultados sugerem que, de acordo com a literatura científica, a adoção da ferramenta de EPAs para o desenvolvimento de competências no ensino da área da saúde no Brasil é recente e pouco desenvolvida no nível de graduação e nas áreas não médicas. Recomenda-se que as instituições de ensino superior brasileiras adotem a ferramenta de EPAs no contexto das tecnologias digitais de informação e comunicação para qualificar experiências práticas de formação profissional, como estágios. A divulgação dos resultados obtidos com este método de ensino por meio de publicações científicas é importante para facilitar a sua adoção pelos profissionais.