ANÁLISE DOS INDICADORES DA QUALIDADE DO MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL PARA O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

Autores

  • Gabrielle Oliveira da Cunha UNESA Autor
  • Luís Cláudio Dallier Saldanha UNESA Autor

Palavras-chave:

Educação a Distância, Material Didático Digital, Ensino Superior

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar os indicadores da qualidade do material didático digital para o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na modalidade a distância, visando seu uso no curso de Pedagogia, além de analisar as possibilidades e limitações do material didático digital como promotor de interatividade na aprendizagem, considerando o papel da linguagem dialógica na construção dos conteúdos didáticos.  A metodologia utilizada neste trabalho é a pesquisa qualitativa e de cunho bibliográfico, conforme elucidado por Moreira e Caleffe (2008, p.73), que afirmam que a pesquisa qualitativa "explora as características dos indivíduos e cenários que não podem ser facilmente descritos numericamente". O levantamento dos dados bibliográficos foi realizado por meio de consultas a artigos, dissertações e teses em banco de dados. Para alcançar os objetivos, trabalhamos com conceitos como educação a distância (EaD), material didático e qualidade. Inicialmente, problematizamos o conceito de educação a distância, abordando sua história no Brasil e no mundo, além dos aspectos relacionados com a legislação educacional vigente, com base em referenciais teóricos como Moore e Kearsley (2008), Formiga (2009), Santos (2010), Mill (2018) e Mattar (2019). O trabalho também se baseia no conceito de material didático de autores como Silva e Spanhol (2014), considerando o contexto da educação a distância, onde a aprendizagem depende do material didático digital, sua organização e disponibilização a partir da diversidade de linguagens e mídias. São analisados aspectos como a forma sistematizada, dialógica e contextualizada do material didático, bem como sua intencionalidade na promoção da construção do conhecimento. Para uma compreensão crítica da qualidade, consideramos a complexidade e o aspecto polissêmico do termo. Dialogamos com a abordagem de Mill (2018), que trata da boa qualidade a partir do atendimento a normas ou critérios que levam um material didático de qualidade a apresentar níveis de conformidade com exigências estabelecidas. Esta pesquisa é relevante em face do acentuado crescimento do número de alunos em cursos na modalidade a distância, especialmente nos cursos de formação de professores, conforme atesta o Censo de Educação Superior de 2022. Nota-se também o aumento da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação de forma intensa e veloz. Entendendo o material didático digital como parte essencial do processo de ensino e aprendizagem na EaD, é importante estabelecer critérios que garantam a qualidade do material didático. Ressaltamos que a revisão da literatura está em andamento. Entretanto, com base nos artigos e livros encontrados, destacamos os resultados parciais: o material didático digital é um elemento fundamental no processo de construção do conhecimento; seu desenvolvimento deve ser planejado e construído com cautela devido às suas características singulares; e sua linguagem deve possibilitar a interação e interatividade entre aluno-aluno, aluno-professor e aluno-conteúdo.

Downloads

Publicado

2024-05-20

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Resumo - Eixo temático 3. Materiais didáticos, Conteúdos e/ou Mediação no contexto das TDIC

Como Citar

CUNHA, Gabrielle Oliveira; SALDANHA, Luís Cláudio Dallier. ANÁLISE DOS INDICADORES DA QUALIDADE DO MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL PARA O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2719.. Acesso em: 9 out. 2024.