A UTILIZAÇÃO DE E-READER EM AMBIENTE HOSPITALAR:LEITURA LITERÁRIA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores

  • Daniervelin Renata Marques Pereira Universidade Federal de Minas Gerais Autor
  • Adriane Teresinha Sartori Universidade Federal de Minas Gerais Autor

Palavras-chave:

E-books/e-readers, Mediação de leitura, Leitura literária, Leitura em hospitais, Letramentos literário e digital

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa realizada de 2021 a 2023, que investigou a leitura literária em leitores digitais (e-readers) por crianças e adolescentes em contexto hospitalar. A partir de pressupostos teórico-metodológicos definidos pelos defensores de estudos de letramento literário, especialmente Cosson (2006), e do letramento digital, especialmente Coscarelli e Ribeiro (2007), investigamos o impacto da introdução de livros digitais e as implicações de sua leitura, vislumbrando caminhos teórico-metodológicos apropriados a esse contexto. Os resultados da pesquisa, de natureza quanti-qualitativa, desenvolvida com 51 participantes – crianças e adolescentes internados em 2023 no Hospital de Clínicas da UFMG – mostram que a maioria gosta de ler, e um número expressivo deles prefere o e-reader como tecnologia para a leitura. Entre as vantagens mais citadas sobre o uso do leitor digital, encontram-se aspectos técnicos, como ajustes de luminosidade, de fonte e a facilidade na localização da posição de leitura. Como desvantagens, citam a necessidade de internet para uso de alguns recursos, como dicionário e Wikipédia, e a necessidade de recarregar o dispositivo.  Os investigados em 2023, assim como os de 2022, destacam a presença do livro como uma quebra da monotonia hospitalar, ou seja, a leitura emerge como alternativa de ocupação do tempo e distração, mostrando que o elemento de referência é a leitura e o contexto, não o dispositivo eletrônico.  Um estudo de caso de interação entre dois pacientes, na produção de um tutorial sobre o uso do leitor digital, permitiu compreender aspectos qualitativos da leitura no contexto hospitalar, entre sucessos e frustrações, longe de uma sequencialidade pré-definida, mas sempre ajustável.  Com as intervenções no ambiente hospitalar, buscamos preencher uma lacuna dos estudos em Linguística Aplicada relacionados à escola hospitalar, além de contribuir para estudos referentes aos letramentos literário e digital.

Downloads

Publicado

2024-05-20

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Resumo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

PEREIRA, Daniervelin Renata Marques; SARTORI, Adriane Teresinha. A UTILIZAÇÃO DE E-READER EM AMBIENTE HOSPITALAR:LEITURA LITERÁRIA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2718.. Acesso em: 9 out. 2024.