PRÁTICA DOCENTE BASEADA NAS ABORDAGENS UNIVERSALISTAS: ESTRATÉGIAS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TEA
Palavras-chave:
Educação especial inclusiva, Prática docente, TEA, DUA, Ensino colaborativoResumo
O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e o Ensino Colaborativo são abordagens universalistas baseadas em evidências científicas que têm em comum os seguintes pressupostos: estudantes diversos entre si e únicos, ensino responsivo à diversidade, intervenção na classe comum com cerne no currículo padrão e objetivo de melhorar a qualidade do ensino para todos. Desse modo, como a prática docente baseada nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem pode ser uma estratégia eficaz para promover a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na sala de aula comum? O DUA é uma possibilidade de intervenção para facilitar o processo de aprendizagem desses estudantes. O objetivo desse artigo é investigar e analisar as evidências disponíveis na literatura sobre a eficácia da prática docente baseada nos princípios do desenho universal para a aprendizagem para facilitar a inclusão e aprendizagem de estudantes com TEA. “A abordagem do DUA permite que alunos com deficiência, como os alunos com TEA que tem especificidades em termos de aprendizagem, possam acompanhar o currículo” (Borges; Schmidt, 2021, p. 31). Diante do desafio das práticas pedagógicas inclusivas, abordaremos a proposta teórica do DUA como ferramenta em potencial no desenvolvimento de práticas que possibilitem a inclusão de estudantes com TEA. No caso das Pessoas Autistas os desafios são maiores devido à abrangência das características comportamentais e a complexidade do espectro, que exige da dinâmica escolar mudanças significativas em suas estruturas pedagógicas. “A diversidade existe entre todos os alunos e está presente em toda sala de aula regular, e inclui diferentes experiências familiares, diferenças de ritmos de aprendizado, de estilos e de interesses.” (Orsati, 2013, p. 214). Esse estudo terá como aliada as tecnologias digitais, que está intrinsicamente ligada ao tema, especialmente no contexto educacional atual. A utilização de tecnologias pode ampliar as possibilidades de práticas pedagógicas inclusivas, permitindo uma maior personalização do ensino e atendendo às necessidades individuais dos alunos com TEA. Dessa forma, a integração das tecnologias à prática docente pode ampliar as possibilidades de inclusão e aprendizagem dos alunos com TEA, contribuindo para uma educação mais inclusiva e acessível a todos. O presente estudo realizou uma pesquisa exploratória, pois têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema tornando-o mais explícito e com aprimoramento de ideias (Gil, 2002). Parte de uma revisão bibliográfica composta por autores que elaboraram trabalhos pertinentes sobre "Desenho Universal para a Aprendizagem", "práticas pedagógicas inclusivas", "Transtorno do Espectro do Autismo" e “Ensino Colaborativo”. Tais objetos foram pesquisados em fontes secundárias como trabalhos acadêmicos, artigos, livros e afins, que foram aqui selecionados. Optou-se por realizar uma análise qualitativa dos dados através da análise temática por ser flexível e enfatizar o subjetivo como meio de compreender e interpretar as experiências. Trata-se de uma pesquisa de mestrado iniciada que será realizada em campo. Os resultados da pesquisa bibliográfica revelaram uma tendência crescente na integração das tecnologias digitais e desenho universal para a aprendizagem pois proporcionam benefícios como o aumento da acessibilidade aos materiais educacionais, a personalização do ensino de acordo com as necessidades individuais dos alunos e o estímulo à participação ativa e engajamento na aprendizagem.