DESIGN-REA MULTIMODAIS: UMA ANÁLISE DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS DO REALPTL
Palavras-chave:
Plataforma digital, Recursos Educacionais Abertos, Multiletramentos, DesignResumo
Com vistas a aplicar o conceito de “Design-REA multimodais” (DRM), de Silva (2023), para avaliar a qualidade de Recursos Educacionais Abertos (REA) da plataforma Recursos Educacionais para Leitura e Produção de Textos nas Licenciaturas (REALPTL), selecionamos dois REA para análise. O conceito DRM parte da revisão sobre o design e a similitude entre abordagens dos multiletramentos, da multimodalidade e dos REA, empregando os seguintes critérios: design da plataforma/do repositório, design técnico, design multimodal (e de multiletramentos) e design educacional. Os REA selecionados para estudo foram produzidos por estudantes do Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Texto – PROLEITURA –, oferecido pela Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). São eles: “Cartum na sala de aula” e “Processo legislativo”, escolhidos por usarem diferentes temáticas, estratégias de produção textual e tecnológica. O primeiro REA usa recurso de slides e o segundo, um vídeo. Na análise da plataforma, chegamos aos seguintes resultados: apresenta licença aberta Creative Commons BY na plataforma e no recurso; metadados claros; acessível; com submissão restrita por e-mail e pouco espaço de interação com os usuários. Os resultados das análises mostram que, no design técnico, os REA apresentam licença Creative Commons mais aberta, formatos pdf e mp4; referenciam as fontes usadas; disponíveis para download gratuito, mas dificultam o redesign devido aos formatos técnicos. Quanto ao design multimodal, os recursos usam suporte material; relacionando diferentes modos (escrito, visual e sonoro); pensados preferencialmente para ambiente digital e implicam desenvolvimento de multiletramentos. Em relação ao design educacional, analisamos que um deles usa apresentação com exercícios e o segundo usa vídeo informativo; ambos são direcionados ao ensino médio, mas podem ser usadas em outros contextos de formação e mesmo na educação informal; o design instrucional tem potencialidade de atrair a atenção e envolver interação entre professor e aluno em atividades de sala de aula. Avaliamos que a análise dos recursos ajuda a “ler” os REA em sua amplitude, revelando suas vantagens e como podem ser aperfeiçoados em um redesign ao mesmo tempo em que o DRM pode servir como metodologia para orientar a produção por criadores de REA.