EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES
Palavras-chave:
Enfermagem, COVID-19, Tecnologia da InformaçãoResumo
Devido a pandemia de COVID-19, a sociedade enfrentou diversas repercussões, levando à introdução do Ensino Remoto Emergencial (ERE) por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde (TICs). Nesse contexto, em uma instituição de ensino federal, no curso Técnico em Enfermagem, houve uma adaptação no plano pedagógico para assegurar a continuidade do ensino, mantendo a qualidade das disciplinas e mitigando os impactos negativos da situação pandêmica, visto que o curso de enfermagem requer aulas práticas em laboratórios com simulações realísticas e vivência profissional em campo de estágio supervisionado, para uma formação efetiva (SILVA et al., 2022). O objetivo deste estudo consiste em compartilhar a experiência relacionada a utilização das TICs no contexto do ERE, durante a pandemia de COVID-19, em três disciplinas do curso Técnico em Enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a utilização das TICs em três disciplinas do curso mencionado. Os alunos do quarto módulo foram convidados a participar da pesquisa por meio do WhatsApp e um instrumento foi desenvolvido via Google Forms, para avaliar a percepção dos estudantes em relação ao uso das TICs no ambiente remoto. O formulário online garantiu o anonimato dos participantes. Dos 20 alunos matriculados, 18 responderam ao questionário, resultando em uma taxa de participação de 90%. O período de resposta foi de 07 a 16 de dezembro de 2021. Assim, a experiência descrita abrangeu o período de março de 2020 a dezembro de 2020, incluindo a turma que participou das três disciplinas no formato de ensino remoto. Todos os princípios éticos relacionados à pesquisa com seres humanos foram seguidos, dispensando a necessidade de obter o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) ou a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, dada a natureza do relato de experiência e a utilização de dados secundários. A análise das respostas revelou que as aulas síncronas online, complementadas por gravações e videoaulas assíncronas na plataforma presencial foram bem recebidas pelos alunos, permitindo a flexibilização das atividades de estudo, o que é especialmente positivo para estudantes que conciliam a vida acadêmica com o trabalho, sendo o perfil discente do curso. Além disso, o uso de ferramentas interativas, vídeos e avaliações online contribuíram para transformar os estudantes em protagonistas do processo de ensino- aprendizagem, promovendo a construção de um conhecimento satisfatório. Nessa perspectiva, destaca-se a importância de considerar o ensino híbrido como uma perspectiva futura dentro desse campo de formação, em que aulas teóricas possam acontecer dentro do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), e as aulas práticas em laboratório e a vivência profissional em campo de estágio supervisionado, através de encontros presenciais. Ressalta-se que o sucesso do ensino híbrido está relacionado à implementação apropriada, com estrutura e suporte adequados para garantir a eficácia do processo educacional, associado ao compromisso docente e discente para com suas atribuições dentro do processo ensino-aprendizagem.