PRODUÇÕES DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO PERÍODO REMOTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO DOCENTE
Palavras-chave:
Libras, ferramentas didáticas, formação de professores, Ensino SuperiorResumo
Este resumo apresenta a experiência docente da autora durante o estágio em ensino, realizado no mestrado em 2021. Em um contexto pandêmico, devido ao vírus da COVID-19, várias instituições de ensino superior optaram pelo retorno às aulas de forma remota, dentre elas a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Diante de tal cenário, percebeu-se a necessidade de recursos pedagógicos para tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas no formato remoto. Especificamente sobre este estágio, a disciplina ofertada aos alunos de graduação da instituição é a Libras (Língua Brasileira de Sinais), obrigatória a todos os alunos graduandos em licenciaturas (Lei 5.626/2005) e optativa para os demais cursos. Geralmente, esta envolve dinâmicas que visam a prática da língua entre os estudantes. O objetivo deste Estágio em Ensino, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFV, feito de forma voluntária, era encontrar recursos didáticos para tornar possível a interação por meio do ensino e aprendizagem da Libras entre os cursantes da disciplina. A pergunta de pesquisa centrava-se em compreender quais as adaptações necessárias para transformar estratégias de ensino da Libras como segunda língua (L2) para o ambiente remoto. Tal questão levou à necessidade de reflexão do fazer docente, de como lidar com as tecnologias e de levar em consideração os aspectos visuais presentes na modalidade linguística da Libras. Desse modo, o objetivo da pesquisa foi desenvolver, aplicar e analisar estratégias de ensino voltadas para o ensino e aprendizagem da Libras como L2. A metodologia da pesquisa foi de base qualitativa, por meio de uma pesquisa-ação, que leva em consideração acontecimentos, situações, práticas individuais e sociais, numa perspectiva multireferencial (ZOZZOLI, 2006). Foram levados em conta os conteúdos de ensino de vocabulário, aspectos linguísticos e avaliações, os quais requerem um acervo visual para seu entendimento. Optou-se por utilizar recursos tecnológicos disponíveis de forma gratuita na internet, visando aulas mais dinâmicas e que se aproximasse da modalidade visual espacial da língua. Durante as aulas expositivas e revisão de conteúdos, a plataforma Kahoot! e a ferramenta Jamboard foram utilizadas, enquanto a plataforma Padlet foi utilizada como recurso para postagens de atividades com uso de imagens e vídeos. A ferramenta Google Forms também foi usada para execução de provas, uma vez que permite a inserção de links e a inclusão de vídeos e documentos pelos próprios alunos. Após a elaboração, o compartilhamento dos conteúdos ocorreu de forma síncrona, via plataforma Google Meet. Os estudantes da disciplina foram os participantes da pesquisa, os quais apresentaram o feedback via compreensão do conteúdo e através de um grupo de WhatsApp. Percebe-se que essa experiência foi positiva de muitas maneiras. Foi gratificante participar ativamente de uma disciplina de graduação e poder ministrar algumas aulas, auxiliar no preparo de algumas dessas e acompanhar a evolução dos alunos durante o período. Por estarmos num contexto de aulas remotas, foi uma experiência que exigiu muito mais preparo, estudo e dedicação para conduzir aulas que estimulassem os alunos a participar dos momentos síncronos da disciplina. Em relação aos estudantes, os mesmos apresentaram relatos sobre a experiência positiva gerada pela disciplina. As dinâmicas, a participação interativa nas aulas e o material visual foram percebidos como cruciais para manter a atenção durante as aulas remotas, assim como compreender visualmente os sinais. Além disso, os estudantes também descreveram um entendimento crítico a partir das estratégias de ensino, as quais eles puderam refletir sobre as suas próprias práticas, visto que muitos deles, professores em formação, gostaram dos recursos e perguntavam mais sobre as ferramentas para utilizar também em suas futuras práticas docentes.