REPOSITÓRIO ONLINE DE SINAIS INTRODUTÓRIOS EM LIBRAS COMO FERRAMENTA DIGITAL
Palavras-chave:
repositório de sinais online, Libras, segunda línguaResumo
No ano de 2022, o repositório de sinais (https://www.youtube.com/@celibufv) começou a ser elaborado a partir de um projeto em ensino denominado “A criação de um repositório para a disciplina de Libras por meio de mídias digitais”. A construção do repositório de sinais visa o desenvolvimento do mesmo como uma ferramenta pedagógica, buscando auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Libras como segunda língua (L2) em uma Instituição do Ensino Superior (IES). Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise sobre os possíveis benefícios da produção e uso do repositório online de sinais introdutórios em Libras como ferramenta didática no processo de apreensão da Libras, durante a formação inicial de professores. Embora o repositório se encontre em processo de construção - com o avanço na gravação de sinais para aprimoramento do seu conteúdo e apoio aos diferentes públicos a serem beneficiados -, é possível utilizá-lo como suporte para o desenvolvimento de atividades envolvendo o ensino e aprendizagem da Libras como L2, para equalizar as condições de ensino em uma IES da Zona da Mata Mineira. A pesquisa vincula-se ao campo da Linguística Aplicada, voltada para a formação de professores e ensino de línguas (CELANI, 1992; MOITA LOPES, 2006). Esta usufrui de uma metodologia qualitativa, com foco em pesquisa-ação (ENGEL, 2000) para auxiliar na continuação da produção, aplicação e aprimoramento dos vídeos do repositório, a fim de favorecer o ensino. Para isso, foi realizada a observação das turmas selecionadas, além da aplicação de formulários e dinâmicas. A observação auxiliou a identificar a área de atuação dos estudantes assim como seus interesses, levando em consideração as demandas que eles apresentavam. Os vídeos foram sendo criados para o repositório, como também foram elaboradas e aplicadas dinâmicas em formato de formulários usufruindo dos vídeos do repositório para abordar temáticas gramaticais da Libras, possibilitando a aplicação da pedagogia visual (ALMEIDA, 2013), já que se trata de uma língua de modalidade visual-espacial (QUADROS & KARNOPP, 2004). A partir dessa trajetória notamos a necessidade de glossários que contemplassem características regionais e culturais da língua, e tivemos como resultado a catalogação, gravação e postagem de 43 vídeos no repositório. Dentre essas postagens, foram contempladas as áreas da licenciatura com sinais referentes ao desenvolvimento de uma aula, sinais para guiar a execução de atividades, sinais utilizados durante uma apresentação, vídeos com sinais básicos e introdutórios da Libras. Além disso, o repositório também conta com vídeos específicos para diferentes áreas como português, geografia e outras áreas do conhecimento, com a abordagem de conteúdos a respeito de sinais para contação de história, espaços geográficos e esportes, por exemplo. Identificamos que a inclusão do repositório e a elaboração de atividades com os vídeos aumentou o contato dos estudantes com a Libras. Os sinais disponibilizados no repositório agiram como suporte para a realização das atividades em sala de aula, suprindo a defasagem apresentada em relação a falta de materiais didáticos para o ensino de Libras como L2 principalmente levando em conta a atuação dos futuros professores. Além disso, os repositórios foram apontados como meios de facilitar a aprendizagem das especificidades linguísticas dessa língua visual, ou seja, onde exatamente o sinal deve ser realizado, o movimento e o formato da mão para a realização do sinal. Também observamos que a utilização dessa ferramenta pedagógica digital favoreceu a repetição das visualizações e a sinalização por meio de movimentos mais lentos. Por isso, nota-se a necessidade da continuidade do repositório através de mídias digitais que dão suporte ao ensino, principalmente ao ensino de línguas.