TRANSFORMANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE COM O MOODLE: UM ESTUDO SOBRE AS POSSIBILIDADES DA PLATAFORMA PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Cristiano Silveira Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Autor
  • Ricael Spirandeli Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Autor
  • Hugo Leonardo Pereira Rufino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Autor
  • Paula Teixeira Nakamoto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Autor

Palavras-chave:

Moodle, Educação remota, Ensino Público, Ferramenta Tecnológica

Resumo

Desde o início, o papel fundamental do professor é o de guiar o processo de aprendizagem, e, consequentemente, métodos de ensino convencionais e antiquados têm sido considerados como abordagens menos eficazes, impactando negativamente o desenvolvimento educacional dos estudantes. De acordo com Bransford et al. (2000), embora centralizar o professor como a principal fonte de conhecimento possa acelerar a transmissão de informações em um curto período, esse método pode resultar em uma aprendizagem superficial, onde os alunos não se envolvem de forma dinâmica. Na Educação a Distância (EaD), a aprendizagem é centralizada no estudante, caracterizando formas de desenvolver metodologia ativa, no entanto, o professor precisa estar preparado para receber novas tecnologias e administrar recursos que irão colaborar com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos (Bacich, Tanzi neto, Trevisani, 2015). Tendo em vista a importância da formação continuada dos docentes, observa-se a constante utilização de uma ferramenta digital como suporte para inserção da EaD – Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. O Moodle, cuja sigla em inglês mencionada significa Ambiente Modular de Aprendizado Dinâmico Orientado a Objetos, é um sistema utilizado para gerenciamento do ensino e aprendizado (conhecido pelas siglas em inglês LMS - Learning Management System, ou CMS - Course Management System). Ele possibilita a publicação de conteúdo, a troca de informações entre professores e alunos, bem como a avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Refletindo sobre a usabilidade de tal sistema, indagase: Como o uso do Moodle impacta o sistema educacional de um determinado município, levando em consideração as necessidades educacionais dos estudantes, a infraestrutura tecnológica disponível e os recursos educacionais para o desenvolvimento de cursos de formação continuada dos docentes na EaD? Este resumo é uma síntese de pesquisa em andamento, da dissertação de mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do Instituto Federal de Educação, CIência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), tendo como principal objetivo avaliar a usabilidade do moodle a partir de um curso de formação continuada no município de Ibiá-MG, desdobrando-se na importância de avaliar a infraestrutura tecnológica disponível no município para suportar as tecnologias digitais na modalidade da EaD, além de identificar os recursos educacionais disponíveis para o desenvolvimento de cursos online no Moodle. Não obstante, o percurso metodológico da pesquisa ocorre em três fases: 1) Pesquisa bibliográfica e documental para embasar o estudo, explorando obras de autores que possam colaborar com a temática. 2) Entrevistas com professores, alunos e representantes da comunidade escolar para identificar as necessidades educacionais e avaliar a infraestrutura tecnológica do município de Ibiá. 3) Criação de um curso modelo, totalmente online utilizando a plataforma Moodle com desenvolvimento colaborativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTM) polo Ibiá, seguido de um experimento controlado com um grupo de alunos para avaliar a eficácia da aprendizagem a distância. Sendo assim, a implementação do Moodle como ferramenta tecnológica a distância em Ibiá tem o potencial de ampliar o acesso à educação, promovendo um aprendizado flexível. No entanto, é importante abordar desafios como a infraestrutura de Internet e a capacitação dos professores para garantir o sucesso dessa modalidade educacional. A avaliação contínua dos resultados é fundamental para aprimorar as práticas da EaD e obter os melhores resultados possíveis para a educação no município.

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Publicado

2024-05-20

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Resumo - Eixo temático 3. Materiais didáticos, Conteúdos e/ou Mediação no contexto das TDIC

Como Citar

SILVA, Cristiano Silveira; ROCHA, Ricael Spirandeli; RUFINO, Hugo Leonardo Pereira; NAKAMOTO, Paula Teixeira. TRANSFORMANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE COM O MOODLE: UM ESTUDO SOBRE AS POSSIBILIDADES DA PLATAFORMA PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2710.. Acesso em: 9 out. 2024.