TRANSFORMANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE COM O MOODLE: UM ESTUDO SOBRE AS POSSIBILIDADES DA PLATAFORMA PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Palavras-chave:
Moodle, Educação remota, Ensino Público, Ferramenta TecnológicaResumo
Desde o início, o papel fundamental do professor é o de guiar o processo de aprendizagem, e, consequentemente, métodos de ensino convencionais e antiquados têm sido considerados como abordagens menos eficazes, impactando negativamente o desenvolvimento educacional dos estudantes. De acordo com Bransford et al. (2000), embora centralizar o professor como a principal fonte de conhecimento possa acelerar a transmissão de informações em um curto período, esse método pode resultar em uma aprendizagem superficial, onde os alunos não se envolvem de forma dinâmica. Na Educação a Distância (EaD), a aprendizagem é centralizada no estudante, caracterizando formas de desenvolver metodologia ativa, no entanto, o professor precisa estar preparado para receber novas tecnologias e administrar recursos que irão colaborar com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos (Bacich, Tanzi neto, Trevisani, 2015). Tendo em vista a importância da formação continuada dos docentes, observa-se a constante utilização de uma ferramenta digital como suporte para inserção da EaD – Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. O Moodle, cuja sigla em inglês mencionada significa Ambiente Modular de Aprendizado Dinâmico Orientado a Objetos, é um sistema utilizado para gerenciamento do ensino e aprendizado (conhecido pelas siglas em inglês LMS - Learning Management System, ou CMS - Course Management System). Ele possibilita a publicação de conteúdo, a troca de informações entre professores e alunos, bem como a avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Refletindo sobre a usabilidade de tal sistema, indagase: Como o uso do Moodle impacta o sistema educacional de um determinado município, levando em consideração as necessidades educacionais dos estudantes, a infraestrutura tecnológica disponível e os recursos educacionais para o desenvolvimento de cursos de formação continuada dos docentes na EaD? Este resumo é uma síntese de pesquisa em andamento, da dissertação de mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do Instituto Federal de Educação, CIência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), tendo como principal objetivo avaliar a usabilidade do moodle a partir de um curso de formação continuada no município de Ibiá-MG, desdobrando-se na importância de avaliar a infraestrutura tecnológica disponível no município para suportar as tecnologias digitais na modalidade da EaD, além de identificar os recursos educacionais disponíveis para o desenvolvimento de cursos online no Moodle. Não obstante, o percurso metodológico da pesquisa ocorre em três fases: 1) Pesquisa bibliográfica e documental para embasar o estudo, explorando obras de autores que possam colaborar com a temática. 2) Entrevistas com professores, alunos e representantes da comunidade escolar para identificar as necessidades educacionais e avaliar a infraestrutura tecnológica do município de Ibiá. 3) Criação de um curso modelo, totalmente online utilizando a plataforma Moodle com desenvolvimento colaborativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTM) polo Ibiá, seguido de um experimento controlado com um grupo de alunos para avaliar a eficácia da aprendizagem a distância. Sendo assim, a implementação do Moodle como ferramenta tecnológica a distância em Ibiá tem o potencial de ampliar o acesso à educação, promovendo um aprendizado flexível. No entanto, é importante abordar desafios como a infraestrutura de Internet e a capacitação dos professores para garantir o sucesso dessa modalidade educacional. A avaliação contínua dos resultados é fundamental para aprimorar as práticas da EaD e obter os melhores resultados possíveis para a educação no município.