BNCC COMPUTAÇÃO E AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:RELATO DE EXPERIÊNCIA E BOAS PRÁTICAS
Palavras-chave:
Tecnologias educacionais, políticas públicas, Educação básicaResumo
Compreendemos que o contexto social de inserção das tecnologias que vivenciamos na sociedade influencia na utilização muito precoce por estudantes que dispõe desses recursos em seus contextos familiares. Como dever da escola que ressignifica as realidades sociais e considerando a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, especificamente a computação, temos como objetivo no presente trabalho apresentar algumas reflexões teóricas que abarcam a importância das políticas Educacionais para a consolidação de boas práticas, bem como, relatar experiências vivenciadas por estudantes do Ensino Fundamental I de um município localizado no noroeste do Paraná, a partir da utilização das tecnologias educacionais com finalidade, planejamento e prática pedagógica alinhados a uma proposta que se compromete com o desenvolvimento social, crítico, criativo e humano desses estudantes. As políticas públicas de Estado são consideradas cíclicas. Dessa forma, atendem a uma demanda específica apresentada pela sociedade e que requer acompanhamento coletivo. Além disso, são implementadas com objetivos pensados no bem estar social, isto é, que com a finalização e aplicação das medidas apresentadas por uma política pública, mais pessoas tenham suas vidas impactadas positivamente e que apresente consequentemente alguma melhoria para a sociedade coletiva. Com essa compreensão é que destacamos a relevância da BNCC computação, texto publicado em 2023, que tornou-se referência nacional no que tange aos aspectos relacionados à implementação de aulas que trabalhem com os eixos Pensamento computacional; Mundo digital e Cultura digital em todos os níveis da Educação Básica no Brasil. Apesar do texto da BNCC ter sido publicado recentemente, a rede municipal de educação de Umuarama, no noroeste do Paraná, publicou em 2020 o Plano Local de Inovação que prevê uma série de ações que permitiram a organização e compra de ferramentas como chromebooks, tablets e mesas digitais para utilização de seu público atendido no Ensino Fundamental I. Para além disso, a política pública proporcionou a contratação específica de professores da área educacional e tecnologias para ministrar uma formação de 40h, destinada à utilização desses recursos. A política contribuiu ainda com esse cenário, instituindo a contratação de coordenadores educacionais que acompanham a rede educacional, oferecendo suporte às questões pedagógicas, pois são professores. Como resultados dessa movimentação, a realidade do município atualmente é que os estudantes utilizam os recursos educacionais com o devido direcionamento e nos momentos em que essa utilização é relacionada às aprendizagens pedagógicas que são traduzidas em games, textos escritos, produção oral com utilização de áudio e também com apreciação crítica de conteúdos da internet. Ainda com resultados parciais de um trabalho que está em andamento, concluímos que esse relato de boas práticas enaltece a necessidade de pensarmos sobre a utilização das tecnologias educacionais com funções potencializadoras no processo de ensino e aprendizagem.