DIFUSÃO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EDUCACIONAL NO SENAI SÃO PAULO: REDE DE MOBILIZADORES DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Juliane Colling SENAI São Paulo Autor
  • Guilherme de Souza Dias SENAI São Paulo Autor
  • Caio Rocha Cezar SENAI São Paulo Autor

Palavras-chave:

SENAI São Paulo, REMOTE, rede de mobilizadores, tecnologias educacionais, educação profissional

Resumo

A importância de difundir inovação e tecnologias educacionais reside fundamentalmente na preparação dos professores e alunos para um mundo cada vez mais digitalizado e interconectado. No cerne dessa evolução, está a necessidade de adotar diferentes Recursos Educacionais Digitais (REDs), Estratégias de Ensino e Aprendizagem (EEA) e Ambientes Pedagógicos e Equipamentos (APEs) para engajar os estudantes de maneira eficaz e desenvolver as competências necessárias para prosperar em ambientes profissionais em constante mudança. Considerando a diversidade de contextos, públicos e áreas de formação das 90 escolas da rede SENAI do estado de São Paulo, a Gerência de Educação, por meio da Supervisão de Tecnologias Educacionais, implementou a Rede de Mobilizadores de Tecnologias Educacionais – REMOTE, como uma estratégia para potencializar conhecimentos e ações sobre tecnologias e inovações educacionais desenvolvidos na rede. Esta rede é formada atualmente por 125 Mobilizadores, indicados pelos gestores escolares a partir de um perfil definido. Cada unidade escolar indicou 1 ou 2 Mobilizadores, sendo estes educadores com diferentes atuações na escola: coordenadores, orientadores, docentes, técnicos de ensino, bibliotecários e especialistas em educação. A REMOTE tem como premissas basilares: a) Formação e informação; b) Colaboração; c) Projetos de Ação. Para alcance destas premissas, as ações da REMOTE abarcam reuniões mensais para repasse de informações e orientações, capacitações on-line bimestrais que abordam oficinas práticas, momentos de partilha de experiências nas unidades e apresentação de tendências e novos recursos digitais. Propõe-se também a realização de Projetos de Ação em cada unidade escolar, a fim de colocar em prática e difundir os conhecimentos desenvolvidos. Além destes encontros virtuais, são realizados encontros presenciais para formação e interação, sendo o primeiro realizado em janeiro de 2024, e os próximos previstos para junho e novembro deste mesmo ano. Os primeiros quatro meses de atuação da Rede de Mobilizadores de Tecnologias Educacionais já denotam benefícios significativos. Um dos desafios anteriormente encontrados refere-se à comunicação com os docentes sobre ações, formações e iniciativas relacionadas à inovação e tecnologia educacional. A exemplo, muitos docentes da rede manifestavam desconhecimento sobre o Programa SAGA SENAI de Inovação, que abarca cinco diferentes ações de inovação educacional: Desafio de Ideias, Grand Prix, Desafio SENAI de Projetos Integradores, INOVA e Senai Lab. Com a difusão de informações sobre estas ações, e o apoio dos Mobilizadores junto aos coordenadores para promoção destas ações nas unidade, registramos um crescimento significativo no interesse das unidades para participação: no ano de 2023, foram 20 escolas participantes do Desafio de Ideias, e para 2024, 64 unidades indicaram interesse em realizar esta ação; já a participação do Desafio SENAI de Projetos Integradores, que em 2023 teve participação de 11 unidades, foi indicado como ação a ser desenvolvida por 49 unidades em 2024. Os Mobilizadores atuam como interlocutores dos docentes junto a Supervisão de Tecnologias Educacionais, indicando as demandas, necessidades e sugestões, além de relatar soluções adotadas para problemas que podem ser comuns entre as unidades. Também atuam na mobilização de estudantes, professores, coordenadores e diretores para participação da Pesquisa de Maturidade Digital, que no primeiro semestre de 2024, envolveu mais de 23 mil respondentes, e cujos resultados nortearão os Projetos de Ação propostos em cada unidade, e na definição de estratégias da Gerências de Educação para consolidação de uma cultura digital assertiva e significativa para as práticas formativas na educação profissional.

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Publicado

2024-05-20

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Resumo - Eixo temático 4. Gestão e Políticas Educacionais no contexto das TDIC

Como Citar

COLLING, Juliane; DIAS, Guilherme de Souza; CEZAR , Caio Rocha. DIFUSÃO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EDUCACIONAL NO SENAI SÃO PAULO: REDE DE MOBILIZADORES DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2708.. Acesso em: 9 out. 2024.