EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A (CON)FORMAÇÃO DA SUBJETIVIDADE EMPREENDEDORA
Palavras-chave:
Empreendedorismo, Capitalismo, Educação Superior, Educação a distânciaResumo
A educação a distância (EaD), modalidade em que estudantes e professores encontram-se separados espacial e/ou temporalmente e, por isso, fazem uso de tecnologias como mediadoras do processo de ensino-aprendizagem (Moore; Kearsley, 2013), vem sendo muito procurada na atualidade pela facilidade de acesso àqueles que não podem frequentar a instituição de ensino presencial. Concomitante ao crescimento da educação a distância no país, especialmente na esfera privada (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2022), nota-se a oferta de disciplinas que abordam o empreendedorismo em seus currículos, mesmo naqueles cursos que não são focados nas áreas de Economia ou Administração. Essa observação nos levou a formular a hipótese de que a ideologia capitalista, embasada em valores liberais, dentre eles a postura empreendedora por parte dos indivíduos, tem ampliado sua influência no campo educacional, por meio dos cursos a distância. Como consequência, tais cursos estariam formando pessoas cujas subjetividades são adequadas ao atual momento de expansão do capital, caracterizado pela fragmentação da classe trabalhadora e precarização das relações trabalhistas. Portanto, a pesquisa de iniciação científica ora em andamento iniciou-se com o objetivo de identificar a presença da temática empreendedorismo nos cursos de Pedagogia ofertados na modalidade a distância por instituições do Estado de São Paulo, bem como analisar essas ofertas relacionando-as ao avanço do capitalismo sobre a educação. A pesquisa, de cunho qualitativo, tem se desenvolvido da seguinte maneira: em um primeiro momento, utilizou-se referências bibliográficas acerca das características do capitalismo na atualidade (Antunes, 2020a, 2020b), bem como de suas relações com o campo educacional (Chauí, 1999; Previtali; Fagiani, 2020) e, ainda, sobre o desenvolvimento histórico da EaD (Moore; Kearsley, 2013; Arruda, 2015) para ter base teórica para a análise e discussão dos dados coletados. Em seguida, a partir da filtragem de cursos feita na plataforma de Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior - Cadastro e-MEC, foram identificadas as instituições particulares de ensino superior que ofertam o curso de Pedagogia a distância no estado de São Paulo. De acordo com os dados encontrados, existem em. torno de 103 instituições que ofertam Pedagogia na modalidade EaD em instituições privadas. Então, foram realizadas as buscas pelos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), para que seja possível analisar, na próxima etapa do projeto, quantas delas possuem a disciplina de empreendedorismo, como é a metodologia utilizada para abordar esse tema e se incita a (con)formação empreendedora nos estudantes. A busca pelos PPCs se deu nos sites institucionais, em primeiro lugar. Quando não disponibilizados, o contato foi feito por meio de whatsapp ou e-mail. Com o início da pesquisa pelos PPCs, foi possível identificar a dificuldade no acesso a esses documentos, apesar de serem documentos que deveriam estar disponíveis ao público. Assim, verificou-se que mais da metade das faculdades listadas no Cadastro e-MEC não disponibiliza o documento publicamente; algumas instituições se recusam a liberar para pessoas interessadas; outras abrem exceção apenas para estudantes e uma, em específico, chegou a cobrar uma taxa de duzentos e quarenta reais para que pudéssemos ter acesso ao PPC do curso. As próximas fases do desenvolvimento da pesquisa envolverão, como mencionado, a análise dos PPCs encontrados com vistas a identificar a presença da temática empreendedorismo. Espera-se, com a conclusão da pesquisa, oferecer subsídios à comunidade acadêmica para se pensar acerca do avanço do capitalismo sobre a educação e, em última instância, sobre a formação de professores.