CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS PARA A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUNDO DO TRABALHO: UMA PESQUISA DOCUMENTAL NA FUNDAÇÃO O PÃO DOS POBRES DE SANTO ANTÔNIO

Autores

  • Marilia de Moura da Silva Universidade La Salle Autor
  • Ingridi Vargas Bortolaso Universidade La Salle Autor

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação personalizada, Inclusão, Jovens, Mundo de Trabalho

Resumo

O direito à educação de qualidade é uma garantia de outros direitos essenciais. Este estudo tem como objeto o projeto "Capacitar para Incluir" realizado na cidade de Porto Alegre/RS, administrado pela Sociedade Porvir Científico e apoiado pela Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio, trata-se de um programa de aprendizagem para jovens com deficiência intelectual. O estudo está fundamentado em autores como Freire (1996), que enfatiza a necessidade de estimular a curiosidade do jovem sem suprimi-la, promovendo autonomia e criticidade para agir como agente transformador. Ainda, Sarmento e Menegat (2021), reiteram que a educação é um direito básico ao longo da vida. O programa de aprendizagem é uma ferramenta de transformação, especialmente para jovens com deficiência intelectual, fortalecendo sua autonomia, pertencimento e aprendizado visto que busca o desenvolvimento das competências. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo explorar estratégias para aprimorar a formação de educadores e gestores educacionais, visando o desenvolvimento de habilidades sociais e a elaboração de projetos de aprendizagem para jovens com deficiência. . Espera-se que isso incentive a inclusão destes jovens no mundo do trabalho, fortalecendo sua participação social ativa como cidadãos plenos de direitos e deveres. A proposta metodológica da pesquisa documental é adequada para responder o objetivo da pesquisa. De acordo com Gil (2002) a pesquisa documental utiliza materiais que não recebem ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa. Como possível resultados, vislumbramos a possibilidade de promover a realização de ajustes em programas de aprendizagem, oficinas para o desenvolvimento de soft skills. Ainda se busca o desenvolvimento de projetos por meio de uma construção coletiva junto aos nossos pesquisados.

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Publicado

2024-05-20

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Resumo - Eixo temático 6. Outros Temas Educacionais ou Culturais no contexto das TDIC (não previstos nos outros eixos)

Como Citar

DA SILVA, Marilia de Moura; BORTOLASO, Ingridi Vargas. CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS PARA A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUNDO DO TRABALHO: UMA PESQUISA DOCUMENTAL NA FUNDAÇÃO O PÃO DOS POBRES DE SANTO ANTÔNIO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2702.. Acesso em: 14 out. 2024.