APLICAÇÃO DO DESIGN THINKING NA FORMAÇÃO DE TECNÓLOGOS EM GESTÃO HOSPITALAR
Palavras-chave:
Design Thinking, Avaliação de Tecnologias em Saúde, Tecnologia EducacionalResumo
Design Thinking (DT) é uma estratégia utilizada na análise de problemas e na busca de soluções organizacionais. Também é uma ferramenta de tecnologia educacional adotada em processos de ensino e aprendizagem, incentivando a criatividade, a colaboração e a experimentação. O estudo dissertativo, intitulado Design Thinking como estratégia de ensino e aprendizagem na formação de tecnólogos em gestão hospitalar, foi apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Avaliação de Tecnologias para o SUS do Grupo Hospitalar Conceição, no domínio de estudos envolvendo a Avaliação de Tecnologias de Educação em Saúde. Este trabalho buscou avaliar o uso do DT como uma estratégia de ensino e aprendizagem na formação de tecnólogos em Gestão Hospitalar, desenvolvida em uma instituição pública federal localizada em Porto Alegre/Brasil que atende exclusivamente ao Sistema Único de Saúde (SUS). Procurou-se identificar as potenciais contribuições do DT como ferramenta de tecnologia educacional no processo de ensino e aprendizagem no Curso Superior de Tecnologia (CST) em Gestão Hospitalar da Faculdade de Ciências da Saúde (FaCS) do Grupo Hospitalar Conceição GHC. A dissertação foi delineada através de um estudo de caso de abordagem qualitativa por meio de observações, entrevistas e diário de campo. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e organizados através da ferramenta Canvas Trahentem. No segundo semestre letivo de 2022 participaram desta pesquisa onze discentes de duas turmas e uma docente de duas unidades temáticas do curso. Conceitualmente, a estratégia DT pode ser dividida em sete etapas: entendimento, observação, ponto de vista, ideação, prototipação, teste e iteração. Pode ser um processo não linear, aplicado tanto parcialmente como em múltiplas modalidades (presencial, à distância ou híbrida). Considerando o contexto estudado, foram adotados pela docente apenas as quatro primeiras etapas de forma presencial em sala de aula. Esta aplicação visava o levantamento e análise de problemas, bem como a busca de possíveis soluções para os mesmos. Dentre os principais resultados identificados no estudo, citam-se: a participação ativa, a aprendizagem criativa, o engajamento e as análises críticas dos participantes. Considera-se que a abordagem DT utiliza diversos tipos de representações visuais, podendo também ser efetiva na adoção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e na formação docente.