O ESTADO DO CONHECIMENTO DA LIBRAS E TDICS: COMO A LINGUÍSTICA APLICADA CRÍTICA PODE APOIAR NESSE PROCESSO?
Palavras-chave:
Libras, Linguística Aplicada Crítica, TecnologiaResumo
A luta pela inclusão e acessibilidade dossurdos evidencia como as conquistas legaissão importantes nesse processo. Nesse viés, podemos elencar a Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002, a qual reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão (Brasil, 2002) e o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que em seu artigo III dispõe sobre a Libras como disciplina curricular, devendo ser inserida e ofertada para os cursos de formação de professores (Brasil, 2005). A partir desse contexto, este trabalho se insere em um conjunto significativo de ações desenvolvidas em prol dessa inclusão, buscando pela efetivação desses direitos na prática. Assim, este resumo abarca resultados parciais de uma pesquisa de mestrado, na área da Linguística Aplicada, desenvolvida em uma Instituição de Ensino Superior (IES) da Zona da Mata Mineira. O objetivo do estudo é compreender como o desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) tem apoiado a criação e ampliação de conhecimentos em Libras, por meios dos Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs), levando em consideração a base da Linguística Aplicada Crítica (LAC). Para isso, a metodologia adotada se baseou no cunho misto, uma vez que ambos os métodos, qualitativos e quantitativos, se complementam, gerando assim, melhor entendimento dosfenômenos analisados (Souza; Kerbauy, 2017). Ainda, o método proposto se enquadra no Estado do Conhecimento, a partir do processo de mapear e discutir o cenário de produção acadêmica da área em questão (Ferreira, 2002). Ademais, optamos em utilizar a recomendação de Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises (Prisma), a qual consiste em um processo de verificação elaborado pelo pesquisador e a elaboração de um fluxograma em quatro etapas (Galvão et al., 2015). O processo de busca ocorreu através de cinco palavras-chave na plataforma Google Acadêmico, sendo elas: “Libras”, “Tecnologias Digitais”, “Dicionários”, “Glossários” e “Sinalários”. Como primeiro critério de exclusão estabelecemos que os trabalhosselecionados deveriam conter, pelo menos, doistermos(dos utilizados na busca) no título. O corpus coletado contemplou os anos entre 2011 a 2023, abarcando diversos gêneros acadêmicos, tais como resumos de anais de eventos, artigos publicados em periódicos e revistas científicas, dissertações de mestrado e teses de doutorado. O embasamento teórico do estudo se deu a partir da discussão em torno dos conceitos de tecnologias e suas ramificações, além do debate em torno da LAC, Libras e os ODAs. Após a coleta, foi realizada a sua catalogação para posterior análise e interpretação dos dados. Foi possível constatar uma significativa gama de trabalhos desenvolvidos em diversas instâncias do ensino brasileiro, os quais direcionam-se ao efetivo uso das tecnologias para a criação de ODAs e glossários em Libras, através de diversas plataformas, sendo a principal delas, o Youtube. Como primeira fase de catalogação dos dados, foram encontrados 65 trabalhos; 1 Trabalho desenvolvido com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 1 após a leitura dos resumos e verificação da adequação com os propósitos da pesquisa foram eleitos 27 trabalhos a serem analisados. Esses trabalhos apresentam ODAs envolvendo a Libras, com a particularidade embasada pelos estudos da Linguística Aplicada Crítica, ou seja, com um caráter inter/indisciplinar. Foram desenvolvidos glossários para as áreas de Agroecologia, Biologia, Saúde, Odontologia, Química, Biossegurança, Educação Física, Ensino Tecnológico, Matemática, Direito, Religião, Educação Básica com práticas ilustrativas, contexto de mobilidade urbana para surdos e sinais da língua Munduruku. Dentre eles, houve uma ocorrência elevada de sinais específicos para o Ensino Superior. Embora a pesquisa ainda esteja em desenvolvimento, é possível descrever algumas considerações e conclusões prévias. Sendo assim, os conteúdos existentes nos referidos trabalhos podem atuar na promoção da acessibilidade linguística e educacional de surdos, a partir da aplicação dos mesmos em diversas instâncias do ensino,seja no processo de aquisição linguística por crianças surdas ou na busca por estratégias de ensino de Libras para surdos que tenham a Libras como Língua Materna. Ainda, podem colaborar no ensino de Libras como Segunda Língua (L2) para ouvintes, através da abordagem comunicativa, priorizando a comunicação efetiva em situações reais de interação, focando na compreensão e na realização de sinais de forma contextualizada. Palavras-chave: Libras; Linguística Aplicada Crítica; Tecnologia.