UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA CULTURA DIGITAL: ALGUNS APONTAMENTOS
Palavras-chave:
Cultura Digital, Práticas Pedagógicas, Revisão Sistemática, Educação BásicaResumo
Considerando a imersão social na Cultura Digital, marcada pela interconexão mundial em rede, cujas fronteiras de tempo e espaço são restabelecidas a partir dos artefatos culturais desenvolvidos em nosso tempo, nos propusemos a realizar uma revisão sistemática baseada na metodologia PRISMA a fim de responder à seguinte questão: O que dizem as pesquisas sobre práticas pedagógicas, na educação básica no contexto da cultura digital publicadas entre 2016 e 2022? Deste modo, o objetivo da revisão foi estabelecer um panorama de pesquisas acerca das práticas pedagógicas na educação básica, que se denominam no contexto da Cultura Digital, a fim de constituir o estado do conhecimento sobre a temática e identificar lacunas e possibilidades de investigação sobre o tema. A presente revisão integra uma pesquisa de doutoramento, inserida em um grupo de pesquisas que se dedica ao estudo das relações entre educação, tecnologia e sociedade. Na fase de identificação, realizada durante no mês de novembro de 2022, foram levantados os artigos, teses e dissertações indexados nas bases da CAPES, SCIELO e Portal de Periódicos da CAPES com o descritor “Práticas pedagógicas cultura digital”. Assim, foram encontrados 1728 registros selecionados a partir dos títulos. Na fase de triagem foram lidos os resumos, e selecionadas 153 produções e após aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas 63 produções para compor o corpus de análise da revisão. Os dados indicam uma apropriação pedagógica, que se materializa em práticas com uso de tecnologias digitais, ainda de forma tímida, foram encontradas pesquisas sobre o potencial pedagógico de redes sociais, dispositivos móveis, podcasts, robótica, computadores, jogos digitais, aplicativos educativos e o potencial de participação e motivação dos estudantes nas atividades pedagógicas mediadas por tais tecnologias foi destacado. Questões de infraestrutura e formação ainda são condicionantes importantes para a atualização da escola na direção da Cultura Digital. Foram evidenciadas práticas transmissivas de educação, porém há um movimento em torno de pedagogias dialógicas e de um posicionamento crítico diante das tecnologias digitais com vistas a promoção de desenvolvimentos emancipatórios.