REINVENÇÃO DO PAPEL DO DOCENTE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Palavras-chave:
Capacitação, Ensino Remoto, Tecnologias Digitais de Informação e ComunicaçãoResumo
A discussão empreendida neste trabalho busca analisar como pôde ser percebido o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em uma circunstância excepcional, no ano de 2020, devido à pandemia de covid-19. Naquela conjuntura imprevisível, o ensino remoto foi adotado em substituição às aulas presenciais, com a utilização das TDIC, por meio de aplicativos como Skype, Google Meet, Zoom, Classroom, dentre outros. De maneira específica, pretende-se: identificar os aspectos relativos à utilização dos aparatos tecnológicos na preparação das aulas no período da pandemia; compreender como se deu a profissionalização do docente no citado período; caracterizar os possíveis resultados da imposição de aulas não presenciais, tanto para discentes quanto para docentes. Para alcançar tais objetivos, optou-se por realizar a pesquisa bibliográfica, desenvolvida por meio do levantamento, da seleção e da análise do material publicado a respeito do tema. Reconhece-se os benefícios da inserção das tecnologias nos espaços educacionais, mas também uma carência na formação dos professores para lidar com as peculiaridades dessa ferramenta de ensino, principalmente no contexto de pandemia da covid-19, o que tornou mais evidente as angústias relativas à sobrecarga de trabalho dos docentes e fragilidades no reconhecimento de seu labor. A pesquisa revela que o uso das TDIC foi fundamental para que as atividades ligadas à Educação não fossem tão impactadas pelo distanciamento social provocado pela pandemia de covid-19. No entanto, pelas obras bibliográficas apresentadas, podemos inferir que os profissionais envolvidos, principalmente os professores, tiveram pouco ou nenhum tempo para ajustarem as aulas presenciais às remotas, visto que muitos nunca haviam utilizado os recursos tecnológicos como única ferramenta para ministrarem suas aulas. Portanto, é essencial que as secretarias de educação adotem políticas públicas de formação continuada sobre o uso das TDIC no ambiente educacional, a fim de preparar os docentes para a realidade que se instaura.