PRÁTICAS DE ESCRITA NO MEIO VIRTUAL FUNDAMENTADAS POR METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Práticas de escrita, Língua Inglesa, Metodologias AtivasResumo
É imprescindível que professores da atualidade tenham como base de suas práticas docentes artefatos tecnológicos que fazem parte do cotidiano de seus alunos e comportamentos que decorrem do uso de tais tecnologias. Tal fato se justifica perante o cenário cada vez mais descentralizado da educação, em que os estudantes aprendem não apenas em sala de aula, mas em uma infinidade de ambientes, em especial os digitais, tais como plataformas de vídeos, fóruns, redes sociais e jogos. Conforme apontado em Faria (2021), o conhecimento do professor a respeito das ferramentas digitais que são utilizadas por seus alunos e como elas são utilizadas é capaz de guiar o desenvolvimento de aulas que despertam a motivação, a autonomia e a aprendizagem significativa em contextos instrucionais. A fim de fundamentar suas práticas pedagógicas, levando-se em consideração os elementos previamente elencados, o professor tem ao seu dispor uma gama de metodologias ativas de aprendizagem que tem por preocupação a educação centrada no aluno como protagonista na sala de aula. Segundo Moran (2018, p. 4), as metodologias ativas são “estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível, interligada e híbrida”. Alguns exemplos de metodologias ativas são a instrução por pares, o estudo de caso a e gamificação. Tais metodologias, que não são novas, têm se mostrado bem-sucedidas na implementação da educação no atual contexto social, no qual indivíduos transitam a todo momento por ambientes presenciais e virtuais com uma postura protagonista, deixando sua marca como formadores de opinião e influenciadores de conteúdo. Diante desse quadro, a pesquisa de iniciação científica “Metodologias ativas na aprendizagem de língua inglesa: integração de ações de ensino, pesquisa e extensão”, proposta por uma professora de um curso de Letras de uma universidade federal, foi submetida e vem sendo desenvolvida por um aluno da mesma instituição desde 2023. O objetivo da pesquisa é a integração de ações de ensino, pesquisa e extensão em língua inglesa pela conexão de práticas sociais e pedagógicas, com base em metodologias ativas. A etapa pesquisa é consolidada pelo levantamento da literatura da área de metodologias ativas no ensino-aprendizagem de língua inglesa, a leitura de textos na área e a escrita de textos que servirá de base para o trabalho de conclusão de curso do aluno. Toda a parte de pesquisa é crucial para que a etapa ensino seja realizada. Nessa etapa, que se configura como uma ação extensionista, um curso de escrita em língua inglesa em ambientes digitais será ofertado pelo núcleo de línguas do Departamento de Letras de uma universidade federal para a comunidade interna e externa dessa instituição. O planejamento do curso, de 20 horas, envolve a participação híbrida dos alunos, com aulas presenciais em sala de aula e o desenvolvimento da aprendizagem em diversos ambientes digitais pela Web, com o objetivo de oferecer um espaço para que os alunos desenvolvam práticas de escrita no meio virtual. Cada aula tem sido planejada com base em três eixos: uma ferramenta/um ambiente digital e seu uso na sociedade, um tipo textual (ex. texto narrativo e descritivo) e uma metodologia ativa. Dessa forma, as aulas envolverão produções em língua inglesa como resenhas de filmes digitais (texto argumentativo), postados em um site especializado em resenhas de filmes e desenvolvidas por meio da metodologia ativa sala de aula invertida e quizzes on-line (texto injuntivo), criados por meio de um site que abriga quizzes de usuários do mundo todo, desenvolvidos por meio da metodologia ativa gamificação. Como a pesquisa está em andamento e o curso será ministrado a partir de março de 2024, ainda não há resultados para relatar. Entretanto, boa parte dos dados da pesquisa terão sido gerados e analisados e, consequentemente, serão apresentados durante o evento.