O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA CULTURA DIGITAL:POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Giovanna Maria Recco Piccirilli Universidade Federal de São Carlos Autor
  • Maria Iolanda Monteiro Universidade Federal de São Carlos Autor

Palavras-chave:

Alfabetização digital, Cultura digital, Ensino Fundamental

Resumo

O presente trabalho descreve os resultados encontrados no trabalho de conclusão de curso (Piccirilli, 2022) e teve como objetivo geral investigar as nuances sofridas no processo de alfabetização e letramento, partindo para um estudo aprofundado sobre os meios eficazes neste processo em questões digitais, bem como as alterações que a Educação sofreu neste período, comparada às suas aplicabilidades, estratégias de ensino e adaptações em sala de aula virtual (Alcântara, 2021, s/p). Durante a pandemia da Covid-19 (São Paulo, 2020), houve um aumento significativo no uso das mídias digitais para a realização de atividades remotas, educacionais, lives e eventos. Diante disso, este trabalho submeteu-se a análises contemporâneas dos aspectos para o desenvolvimento da alfabetização e do letramento digitais, partindo do pressuposto de que o desafio acontece não somente no ensino presencial, mas também no ensino remoto com a influência da cultura digital. A ideia central para o estudo e desenvolvimento sobre a temática proposta surgiu em 2021, quando, ainda na graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e com o ingresso no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), as dúvidas foram se apresentando no decorrer do Programa. Com os acometimentos da pandemia, fomos obrigados a alinhar novas metodologias e práticas de ensino no que tange à Educação. A partir de reflexões sobre o ensino e a aprendizagem nas escolas em meio ao cenário pandêmico, a preocupação concretizava-se em tentar compreender os processos de transformação que alunos/as e professores/as precisaram enfrentar. No contexto digital e concepções teóricas referentes ao conceito, haja vista os desafios que as instituições, docentes e estudantes percorreram durante o ensino on-line no cenário atual pandêmico. Evidenciou-se também as aplicabilidades e os benefícios das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na sala de aula, bem como a necessidade de repensar o espaço escolar integrado aos recursos tecnológicos, aproximando os/as alunos/as ao cotidiano. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa (Lüdke; André, 2022), realizada no Banco de Teses e Dissertações Nacionais (BDTD) e pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais (CEALE). De modo a determinar critérios para a busca de material bibliográfico, foi aplicado um recorte temporal de 2010 a 2021, com o objetivo de verificar o estado da arte da produção científica sobre a alfabetização e o letramento na cultura digital. A perspectiva teórica que orientou a análise conceitual incluiu as obras de Magda Soares (2020; 2021a; 2021b), Maria Iolanda Monteiro (2020; 2010) e Rita de Cássia de Souza Landin (2015; 2020), que nortearam a categorização da seleção de trabalhos e suas subcategorias. Os resultados obtidos via levantamento bibliográfico revelaram que há um conjunto relativamente pequeno de pesquisas acadêmicas sobre a discussão da Educação no contexto da cultura digital, especialmente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As análises indicaram que as tecnologias estão adentrando cada vez mais nas esferas da sociedade, e isso não será diferente no decurso da alfabetização e letramento. O período de pandemia afetou abruptamente o campo educacional, evidenciando a falta de preparo docente e institucional, tempo hábil para a concepção de um projeto pedagógico emergencial e as condições de crianças e jovens em período de escolarização. Levando-se em consideração esses aspectos, a formação de professores/as, inicial ou continuada, deve subsidiar nitidamente que, para a potencialidade do uso dos recursos digitais na sociedade digital, é necessário que essas formações não se direcionem apenas ao saber docente (Tardif, 2014), mas que se encaminhem às práticas, experiências e metodologias aos aspectos didáticos da alfabetização, de forma que estudantes se sintam integrados a um ensino que os entenda e seja compatível com sua realidade da era digital.

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Publicado

2024-05-19

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Resumo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

PICCIRILLI, Giovanna Maria Recco; MONTEIRO, Maria Iolanda. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA CULTURA DIGITAL:POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2689.. Acesso em: 9 out. 2024.