METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Rosielly Barbosa Moreira UFSCar Autor
  • Kristina Desirée Azevedo Ferreira UFSCar Autor

Palavras-chave:

Deficiências, Educação Inclusiva, Metodologias Ativas

Resumo

A Educação Especial no Brasil, ao longo de sua história caracterizada por preconceitos e marginalização, tem buscado romper com os paradigmas do segregacionismo e eliminar as barreiras que inviabilizam a presença dos estudantes com deficiência nos mesmos ambientes escolares frequentados por aqueles com desenvolvimento típico. Essa busca por inclusão visa criar ambientes educacionais mais acessíveis, tornando as experiências educativas mais enriquecedoras e eficientes.  Nesta perspectiva, as Metodologias Ativas são colocadas como uma possibilidade eficaz para efetivar o trabalho com o ensino e a aprendizagem. Elas preconizam a abordagem dialógica e o protagonismo do aluno, independentemente de suas características, ritmos e estilos de aprendizagem. Embora ainda de forma lenta, essas metodologias estão sendo encaradas como uma potente ferramenta para possibilitar a aprendizagem dos estudantes com deficiência. A capacidade e a constância na aprendizagem estão presentes ao longo da vida de todos os sujeitos, típicos e atípicos, de formas diversas e sempre inseridas nas condições proporcionadas por ambientes favorecedores.  A ideia de que as crianças com deficiência aprendem menos e mais lentamente leva em conta única e exclusivamente critérios quantitativos e, por isso, excludentes. Portanto, a análise sobre quais papéis a literatura científica indica para o acolhimento dessas diferenças se faz necessária. Soluções que perpassam a organização dos ambientes educacionais até as estratégias de organização dos conteúdos são apresentadas. Há uma mudança significativa no papel do educador, que deixa de ser o detentor exclusivo do conhecimento para se tornar um facilitador do processo de aprendizagem. Diante disso, a presente pesquisa, que visa apresentar a investigação em andamento do trabalho de conclusão de curso da Especialização EDUTEC/UFSCar, surgiu como forma de compreender este cenário. A pesquisa utiliza uma revisão bibliográfica para entender se a literatura apresenta estratégias possíveis para o desenvolvimento do trabalho docente em escolas inclusivas, propondo a inserção das Metodologias Ativas como uma alternativa possível para contemplar uma maior diversidade de estilos.

Downloads

Publicado

2024-05-19

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Resumo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

MOREIRA, Rosielly Barbosa; FERREIRA, Kristina Desirée Azevedo. METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2688.. Acesso em: 14 out. 2024.