INTRODUÇÃO A PRÁTICAS DE GESTÃO NA EAD PARA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Susana Beatris Oliveira Szewczyk Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Autor
  • Kristina Desirée Azevedo Ferreira Universidade Federal do Paraná Autor

Palavras-chave:

Gestão na EaD, Ensino Superior, Ciências Exatas, Inclusão, PcD

Resumo

O presente resumo faz parte de uma pesquisa que integra o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Especialização em Educação e Tecnologias (Edutec) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em São Paulo/SP. A pesquisa, que está em andamento, tem como primeiro objeto de estudo investigar como ocorre a gestão na modalidade Educação a Distância (EaD) em uma instituição multicampi de ensino técnico e superior pública da esfera federal, distribuída em 16 cidades na região sul do Brasil – o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Restinga). Parte-se da compreensão da importância da gestão para um processo educacional de qualidade. Dessa compreensão, buscam-se evidências da gestão da EaD adotada pela instituição, tomando como ponto de partida uma revisão bibliográfica nos documentos oficiais do governo e nos documentos da instituição, tais como Resoluções, Instruções Normativas e documentos do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), além dos Projetos Pedagógicos do Curso (PPCs) de graduação que ofertam disciplinas na modalidade EaD. Em um segundo momento, o objetivo é investigar as práticas de inclusão utilizadas pelos professores para os estudantes com deficiência (PcD) nos cursos de graduação da área das Ciências Exatas que têm em suas matrizes curriculares disciplinas na modalidade EaD. Busca-se, nos Planos de Ensino dessas disciplinas, evidências das práticas, estratégias e recursos utilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle) – e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) adotadas, especificamente aquelas direcionadas à aprendizagem de estudantes PcD. Espera-se que, ao final do estudo, seja possível evidenciar como as práticas adotadas pelos docentes das Ciências Exatas influenciam/influenciaram a inclusão dos estudantes PcD no âmbito da educação, em conformidade com o que preconiza essa instituição de Ensino Superior.

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Publicado

2024-05-19

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Resumo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

SZEWCZYK, Susana Beatris Oliveira; FERREIRA, Kristina Desirée Azevedo. INTRODUÇÃO A PRÁTICAS DE GESTÃO NA EAD PARA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2687.. Acesso em: 9 out. 2024.