INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDO DE SAÚDE DIGITAL EM PROGRAMAS DE MESTRADO EM ODONTOLOGIA NO BRASIL
Palavras-chave:
Educação em Odontologia, Saúde Digital, Programas de Mestrado, Teleodontologia, BrasilResumo
Com a rápida evolução da tecnologia digital e seu papel cada vez mais central na prestação de cuidados de saúde, surge a necessidade urgente de integrar essas inovações no treinamento dos profissionais odontológicos. No contexto da pandemia da COVID-19, que impulsionou a adoção de soluções digitais em diversas áreas da saúde, torna-se ainda mais evidente a importância de preparar os futuros profissionais para essa nova realidade na prestação de serviços odontológicos. No entanto, apesar do reconhecimento global da necessidade de atualização curricular, pouco se sabe sobre o status atual da integração da saúde digital na educação odontológica no Brasil. Este estudo teve como objetivo avaliar a oferta de conteúdo relacionado à saúde digital em programas de mestrado brasileiros para profissionais da área odontológica, assim como a relação da presença desses conceitos com a categoria administrativa da instituição superior de ensino, o conceito CAPES do programa de pós-graduação, a localização geográfica do curso e o tipo de mestrado (acadêmico ou profissional). Foi utilizada uma abordagem quantitativa documental utilizando a base de dados do governo brasileiro, Sucupira, para obtenção dos dados oficiais dos cursos, analisando 77 programas de mestrado em odontologia do país. Foram coletados e tabulados dados referentes à localização geográfica, tipo de programa, categoria administrativa, conceito CAPES do curso, vínculo com unidade de telessaúde e o endereço da página oficial do curso na internet. Utilizando os links encontrados na plataforma Sucupira, a página oficial de cada um dos cursos foi acessada. Então buscou-se acessar a lista de disciplinas e o documento contendo as ementas completas. Em seguida, foi verificada em cada uma das listas de disciplinas e ementas a presença das seguintes palavras-chave: "saúde digital", "teleodontologia", "telessaúde", "registros eletrônicos" e "prontuários eletrônicos". Os resultados foram tabulados e submetidos a análises estatísticas para verificação de possíveis correlações. Em apenas quatro dos 77 programas avaliados foram encontrados termos relacionados aos conteúdos de saúde digital. Não foram observadas relações entre o oferecimento de conteúdos de saúde digital com o tipo de mestrado, universidade pública, região ou nota de qualidade do programa ou curso de maneira a influenciar a inclusão do tema nas ementas (p>0,05). Os resultados obtidos destacam a urgência de revisões curriculares e implementação de estratégias eficazes para garantir uma formação adequada e atualizada, capacitando professores e, consequentemente, alunos a atuarem com competência e eficácia na nova realidade digital da saúde.