FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CULTURA DIGITAL: EXPERIÊNCIAS DE UMA DISCIPLINA SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Palavras-chave:
Formação docente, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Cultura DigitalResumo
O desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tem colocado profissionais da educação, incluindo docentes do ensino superior, ante o desafio de pensar a aprendizagem no bojo da cultura digital. Notadamente no contexto dos cursos de formação de professores e professoras, observa-se o desafio de, por um lado, abordar os recursos tecnológicos hodiernos numa perspectiva instrumental enquanto uma das dimensões da didática, ou seja, como ferramentas que poderão ser usadas pelos futuros docentes em suas práticas pedagógicas; por outro lado, tem-se o desafio de formar profissionais que saibam atuar e se posicionar, criticamente, no cerne da contemporaneidade influenciada pelas TDIC. Saber usar e pensar sobre as tecnologias digitais parece-nos, pois, o duplo desafio da formação docente para a sociedade coetânea.Diante disso, o objetivo desta pesquisa é analisar a percepção dos e das estudantes de um curso de licenciatura em Pedagogia no que toca à experiência formativa com a disciplina “Práticas pedagógicas com tecnologias digitais”. Este é um componente curricular obrigatório do curso de licenciatura em Pedagogia, modalidade presencial, da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Enquanto metodologia tem-se a aplicação de um fórum de avaliação ao fim de cada oferta semestral da disciplina.Dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Instituição, os estudantes são estimulados, ao fim de cada semestre, a interagirem num fórum colimando relatar e refletir sobre as experiências de aprendizagem no período. Esse espaço de interação é construído por meio dos tópicos norteadores: “Que bom! Que pena! E que tal?”. Trata-se de uma proposta de atividade em que se busca discutir os pontos positivos e negativos da disciplina juntamente com sugestões para outras ofertas.A análise qualitativa das respostas das três últimas ofertas, nos semestres 2022/1, 2022/2 e 2023/1, evidencia que, no geral, as e os discentes têm compreendido a proposta geral que gravita em torno da formação crítica para e pelas TDIC. Apareceram relatos, por exemplo, que evidenciam novas compreensões no que concerne aos recursos tecnológicos e suas potencialidades pedagógicas, sobrepujando o senso comum ou até mesmo certo preconceito quanto à temática.A experiência do pesquisador, que tem assumido a oferta da disciplina nos últimos semestres, também descortina a necessidade de uma formação crítica visando à construção de um verdadeiro letramento digital. Isso implica afirmar que os e as estudantes, em sua maioria jovens adultos, não necessariamente chegam à Universidade com domínio crítico das TDIC. As experiências cotidianas com redes sociais, smartphones e outros recursos tecnológicos não substituem, portanto, o trabalho intencional e sistematizado que faz parte do percurso formativo da licenciatura em Pedagogia.