FORMAÇÃO CONTINUADA EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Palavras-chave:
Formação Continuada, EaD, TDICResumo
A dissertação objetiva-se construir e refletir sobre a oferta de um curso de formação continuada, para professores dos Anos Iniciais da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Francisco de Assis I, localizada no município de Rio Branco, fazendo uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, na modalidade de ensino a distância, voltado para o ensino da matemática. Essa oferta de curso, em sua versão piloto, ocorreu no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, na plataforma Moodle, vinculado ao NIEAD/UFAC e, em momentos presenciais na escola. Como principais referenciais teóricos às obras de Imbernón (2005; 2009), Vygotsky (1989; 1991; 1996; 2001), Kenski (1996), Lorenzato (2009) e Nóvoa (2009), dentre outros, para discorrer acerca de aspectos relacionados à formação continuada, à mediação, ao conhecimento matemático e às potencialidades dos materiais didáticos e tecnológicos para o ensino de matemática. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação com as etapas de diagnóstico, intervenção e avaliação/reflexão. Contou com doze professores colaboradores que participaram efetivamente do Curso, tanto nas atividades no AVA, em dois fóruns de reflexão e, nos momentos presenciais de socialização/avaliação que ocorreram na escola. Como técnica e instrumentos para coleta de dados foram utilizados questionários (no google forms), os fóruns – com as atividades realizadas no AVA e os momentos presenciais de socialização/avaliação. Como resultados, destacam-se: 1 - a necessidade de mudanças na estrutura curricular do curso de Pedagogia das Instituições de Ensino Superior com possibilidades de (re)pensar as práticas dos professores da formação inicial/continuada com os usos das Tecnologias Digitais para o Ensino da Matemática – principalmente aflorada essa necessidade com a Pandemia – a partir de março do ano de 2020; 2 - os cursos de formação continuada ofertados pela Secretaria de Educação - Estadual e Municipal, conforme relato dos professores, não têm suprido as necessidades formativas dos profissionais; 3 - a construção do curso de formação continuada para os professores dos anos iniciais, com as necessidades apontadas pelos colaboradores, sobre o ensino da Matemática com as TDIC. Portanto, frente ao exposto é possível destacar que é urgente que os processos de formação dos professores passem por uma revisão nos aspectos teóricos-metodológicos no que diz respeito ao uso das tecnologias digitais da comunicação e da informação como elemento facilitador do trabalho docente e dinamizador das aulas de Matemática, tornando-as mais atraentes e significativa para os alunos. Assim, lançamos o Produto Educacional: o curso de formação continuada, construído com os colaboradores e intitulado: “Práticas pedagógicas para o ensino da Matemática nos Anos Iniciais”, disponibilizado na plataforma moodle e, em forma de livreto.