FACILIDADES E DIFICULDADES DA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR DA ÁREA DA SAÚDE – UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
pesquisa qualitativa, entrevistas, saúde, educação, metodologias ativasResumo
O uso de metodologias ativas no ensino superior favorece a construção do conhecimento a partir de vivências e situações reais, na qual, o estudante é protagonista do seu processo de aprendizagem, contudo a adesão destas no ensino de graduação é considerada um desafio, sobretudo durante a pandemia do COVID-19, na qual houve a necessidade de reestruturação do ensino presencial para o remoto. Sendo assim, é relevante entender se houve o uso de metodologias ativas e quais as facilidades e dificuldades da aplicação destas durante o ensino remoto. Objetiva-se, então, compreender, na perspectiva de docentes de cursos de graduação da área da saúde, como se deu a utilização das metodologias ativas aplicadas durante as aulas no período do ensino remoto durante a pandemia do COVID-19. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, exploratória, de natureza qualitativa com docentes dos cursos de graduação de Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Educação Física de uma instituição particular de ensino superior localizada na Zona da Mata Mineira em Minas Gerais. Os participantes foram selecionados por conveniência e cessou-se a realização das entrevistas, após a saturação teórica. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2022, por meio de um questionário semiestruturado elaborado pelas pesquisadoras, contendo perguntas para a classificação sociodemográfica e compreensão do fenômeno estudado. Foram realizadas entrevistas gravadas, que tiveram duração média de 30 a 40 minutos. Posteriormente, realizou-se a transcrição das entrevistas e a análise por meio da análise de conteúdo de Bardin, utilizou-se para tanto, o auxílio do Software Open Logos, pois ele facilitou o processo de codificação, auxiliou na organização dos dados, além de ter possibilitado a elaboração de códigos temáticos que emergiram dos conteúdos das entrevistas. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisas (Número do Certificado de Apreciação Ética: 43252220.0.0000.5284). Participaram do estudo 15 professores e os resultados indicaram que os docentes reconhecem o potencial das metodologias ativas para promover uma aprendizagem mais significativa e engajadora. Entre as facilidades do uso de metodologia ativa relatadas estão o estímulo à participação dos alunos, a integração entre teoria e prática, e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a prática profissional. No entanto, os docentes também enfrentam dificuldades significativas, como a resistência dos alunos, a necessidade de capacitação e suporte institucional,e a falta de recursos e infraestrutura adequados. Apesar das dificuldades, os docentes expressaram um compromisso em superar esses obstáculos e buscar formas de aprimorar a aplicação das metodologias ativas em seus cursos de graduação. Conclui-se que a utilização de metodologias ativas durante o ensino remoto ocasionado pela pandemia do Covid-19 foi possível, porém desafiador, pois este apresentou dificuldades que extrapolavam o interesse do docente na utilização destas. Os professores reconheceram a importância do uso das metodologias ativas no ensino superior da área da saúde para promover uma educação mais eficaz e engajadora para os estudantes, contudo é necessário o desenvolvimento de treinamentos para aprimorar a prática docente.