ESTRATÉGIAS DE ENSINO NO NÍVEL SUPERIOR: METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Ensino Superior, Tecnologias Digitais, EducaçãoResumo
Esta pesquisa surgiu de nosso anseio por examinar, de forma mais abrangente, a inserção de metodologias ativas (MA) e das tecnologias digitais (TD) em práticas pedagógicas no Ensino Superior a fim de expandir nossa compreensão sobre o tema a partir do olhar de professores que atuam em diferentes cursos de graduação em diferentes IES brasileiras (públicas e privadas), explorando potenciais repercussões nos processos contemporâneos de ensino e aprendizagem, nesses contextos. Os objetivos específicos incluem: (i) mapear o uso de MA e TD nos processos de ensino e aprendizagem em cursos de graduação e (ii) desenvolver uma análise crítica dos resultados obtidos em (i) que possa consubstanciar discussões teóricas sobre o escopo de utilização/adoção das MA e TD no Ensino Superior e suas implicações na formação de professores. A discussão está fundamentada, entre outras, nas contribuições de Moran, Masetto e Behrens (2021); Knobel e Kalman (2016); Freire (2019) e Libâneo (2017). Inicialmente, fizemos uma revisão da literatura sobre o tema nas bases de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), do Periódicos Capes e da Educ@Brasil, nos idiomas português, espanhol e inglês. Para tanto, utilizamos os seguintes descritores: metodologias ativas, tecnologias digitais, ensino superior e educação. Com esse conjunto de descritores, encontramos 12.008 trabalhos. Aplicando filtros (período: entre 2012 a 2021; área de conhecimento: educação), reduzimos o resultado inicial para 4391 publicações. Após a leitura de títulos e resumos desses trabalhos, a seleção resultou em 41 estudos que abordam nossos objetivos de pesquisa. Importa destacar que, em nenhum desses trabalhos lidos, a temática de nosso interesse é tratada a partir de pesquisas empíricas com vistas a constatar o conhecimento e/ou o emprego de metodologias ativas no âmbito do estudo. Assim, entendemos que nossa proposta se justifica pela necessidade de contribuição para discussões empíricas e teóricas sobre os papéis das MA e das TD nos fazeres desses docentes. O estudo apresenta potencial para fomentar novas ideias sobre a questão a partir da revisão literária, mas, também, em decorrência dos resultados concretos que irão apontar a tendência de sua aplicabilidade (ou não), no contexto educacional em destaque. Além disso, acreditamos que poderá indiciar aspectos de interesse para a formação inicial e/ou continuada de professores, especialmente no que tange à escolha/adoção de perspectivas de ensino e de aprendizagem. A investigação emprega metodologista mista – quantitativa e qualitativa (Denzin; Lincoln, 2007). Primeiramente, elaboramos um questionário online (Pereira & Ortigão, 2016), desenvolvido com o Microsoft Forms, que foi enviado a professores que atuam em diversos cursos de graduação de diferentes áreas acadêmicas em 35 universidades brasileiras. Os dados coletados serão organizados em tabelas e submetidos a um tratamento quantitativo. Em seguida, resultados considerados significativos para uma exploração qualitativa serão submetidos a um exame mais detalhado para identificar temas para um roteiro que norteará uma entrevista narrativa (Pachá; Moreira, 2022), destinada a aprofundar a investigação. O roteiro para essa modalidade de entrevista é composto por disparadores que visam iniciar a narrativa de memórias, eventos, casos e/ou percepções dos entrevistados. Por fim, realizaremos uma análise interpretativa (Denzin; Lincoln, 2007), que será amparada na fundamentação teórica. Como os procedimentos da pesquisa contam com a participação humana, a proposta foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da PUC-Campinas. Acreditamos que este estudo tem potencial para oferecer olhares relevantes para a formação inicial e/ou continuada de professores, contribuindo para a expansão de perspectivas de ensino e aprendizagem entre outras questões relacionadas ao Ensino Superior.