EDUCAÇÃO DIGITAL E A FORMAÇÃO DOCENTE EM NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: TECNOLOGIAS, QUALIDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Autores

  • Dayane Horwat Imbriani de Oliveira UEM Autor
  • Maria Luisa Furlan Costa UEM Autor

Palavras-chave:

Educação em rede, Educação digital, Campo educacional, Tecnologias educacionais, Qualidade

Resumo

Em um cenário de desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) em que o ator humano é protagonista do delineamento das práticas de utilização desses recursos, a capilarização da oferta de formação para professores em nível de formação continuada, considerando a utilização apropriada das tecnologias digitais, favorece a expansão de progressos relacionados à constituição de redes digitais de aprendizagens significativas e que nos suscitam a necessidade de fomentar uma discussão a respeito da validação e reconhecimento da potencialidade da aprendizagem em rede. Nesse contexto é que o presente texto busca contribuir com reflexões que discutem a formação em nível de pós-graduação, especificamente para os cursos de mestrados e doutorados realizados em ambientes digitais e em rede, que oportunizam utilizações apropriadas das tecnologias digitais em uma conjuntura que reconhece e pontua alguns dos principais desafios, entretanto enaltece as possibilidades com o intuito corroborar com boas práticas de formação que envolvem os sujeitos participantes. Em rede, realizamos conexões que fazem parte das ações cotidianas e caracterizam uma sociedade que cada vez mais percebe a imersão do mundo digital na realização de muitas atividades. A formação no campo educacional acompanha essa materialização das tecnologias quando possibilita o acesso da continuidade de estudos para aqueles que por algum de muitos motivos, sejam relacionados ao tempo, localização geográfica e/ou escolha de habitar o mundo digital em seus momentos de aprendizagem preferem estar online aprendendo. No que tange aos procedimentos metodológicos, essa pesquisa possui caráter qualitativo, na perspectiva em que considera pertinente às discussões apresentadas e efetiva-se metodologicamente, pela proposta de estudo bibliográfico. Os resultados, em construção, da apreciação do estudo proposto demonstram que a formação em rede, considerando os aportes digitais nos níveis delimitados, se delineada com o compromisso de envolver academicamente os sujeitos participantes para que compreendam seus diferentes papéis, pode favorecer a expansão e consolidação de uma formação digital e em rede robusta e que contribuirá com a qualidade da Educação.

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Publicado

2024-05-18

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Resumo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

OLIVEIRA, Dayane Horwat Imbriani; COSTA, Maria Luisa Furlan. EDUCAÇÃO DIGITAL E A FORMAÇÃO DOCENTE EM NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: TECNOLOGIAS, QUALIDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2676.. Acesso em: 15 out. 2024.