DESAFIOS E PERSPECTIVAS: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) DURANTE E APÓS A PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO SOBRE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DOCENTES

Autores

  • Alisson Dos Santos Antunes UFTM Autor
  • Larissa Ferreira Silva UFTM Autor

Palavras-chave:

COVID-19, ensino remoto, tecnologias digitais, prática docente

Resumo

O propósito central deste estudo é investigar os conhecimentos e as práticas dos docentes relacionados ao uso de tecnologias durante e após a pandemia da COVID-19. Divulgamos questionários, desenvolvidos pela plataforma Google Forms, em redes sociais com o objetivo de compreender a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) pelos docentes. Os professores participantes responderam as questões sobre o uso de ferramentas tecnológicas antes, durante e após o período pandêmico, destacando quais recursos foram utilizados. Forneceram ainda, informações sobre o suporte técnico disponibilizado durante esse período, especificando quais tipos de assistência foram oferecidos. Por fim, expressaram se consideravam estar preparados para adotar tecnologias em suas práticas educacionais. A pesquisa, conduzida com a participação de sessenta e três professores(as), revelou impactos significativos da pandemia de Covid-19 em seus conhecimentos e práticas educacionais relacionadas as tecnologias. Nesse sentido, as palestras de Maria Assunção Flores e Beatrice Avalos durante o XXI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) em 2022 são citadas para evidenciar os desafios enfrentados globalmente na transição para o ensino remoto. A análise destaca a importância da formação continuada, especialmente em competências digitais, diante das necessidades evidenciadas na presente pesquisa. Nóvoa e Alvim (2021), afirmaram que a pandemia acelerou o uso de tecnologias na educação, levantando preocupações sobre a substituição do professor e do espaço escolar pela tecnologia.
Ao abordarmos a questão metodológica em nossa pesquisa, é importante destacar a relevância da seleção adequada de métodos e técnicas, conforme estabelecido pela premissa de Andrade (2009), que afirma que a escolha desses métodos deve ser realizada de acordo com o objetivo da pesquisa. Neste contexto, optamos por utilizar o questionário como instrumento de coleta de dados, visando alcançar o objetivo proposto em nosso estudo.
Os gráficos resultantes dos questionários proporcionaram uma visão abrangente das percepções e experiências dos profissionais diante dos desafios impostos pela pandemia. A análise dos dados destacou necessidade de apoio quanto à formação continuada, especialmente no âmbito da tecnologia relacionadas às práticas pedagógicas e ao uso das máquinas. Tornou-se evidente a carência de suporte técnico disponibilizado aos educadores. O estudo demonstrou que, enquanto alguns professores receberam assistência técnica de modo satisfatório, outros enfrentaram dificuldades nesse aspecto, ressaltando a importância de investimento em infraestrutura tecnológica e orientação quanto ao uso dessas tecnologias nas instituições de ensino. Além disso, a pesquisa revelou que, apesar de uma parte significativa dos professores se sentirem preparados para utilizarem as TDIC’S após a experiência da pandemia, ainda existem profissionais que demonstram insegurança acerca dessa temática. Este dado destaca a complexidade do preparo dos docentes para a integração efetiva de tecnologias nas práticas educacionais e sinaliza a necessidade contínua de programas de capacitação e suporte para garantir uma adoção mais ampla e confiante dessas ferramentas.

Downloads

Publicado

2024-05-18

Edição

Seção

CIET:Horizonte | 2024 - Resumo - Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

Como Citar

ANTUNES, Alisson Dos Santos; SILVA, Larissa Ferreira. DESAFIOS E PERSPECTIVAS: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) DURANTE E APÓS A PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO SOBRE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DOCENTES. Anais CIET:Horizonte, São Carlos-SP, v. 7, n. 1, 2024. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/2675.. Acesso em: 15 out. 2024.