CURADORIA DE CONTEÚDO E AUTORIA DOCENTE: CONTRIBUIÇÃO DOS PORTFÓLIOS DIGITAIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Palavras-chave:
Portfólio digital, Curadoria de conteúdo, Autoria docente, Tecnologias digitais da informação e comunicação, Covid-19Resumo
Em virtude da necessidade do distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19, as instituições de ensino superior (IES) foram obrigadas a cumprir determinações sanitárias para preservar a saúde de seus professores, corpo técnico e alunos. Para tanto, tiveram de adaptar a rotina da sala de aula presencial para a sala de aula online, impelindo os professores a buscar outras formas de ensinar. Diferentes estratégias foram implementadas nas IES para que os alunos pudessem ter acesso ao conteúdo no formato digital. Nesse cenário de utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), destacamos os portfólios digitais enquanto recursos utilizados para disponibilizar conteúdo previamente selecionado pelo professor que exerce, nesse contexto, o papel de curador e, muitas vezes, também de autor. Diante disso, surge a problemática desta pesquisa: qual a contribuição dos portfólios digitais para o processo de curadoria de conteúdo e autoria docente, durante o período pandêmico e no pós-pandemia da Covid-19, nos cursos de graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)?. Este estudo tem como objetivo geral investigar a contribuição dos portfólios digitais para o processo de curadoria de conteúdo e autoria docente nos cursos de graduação em Pedagogia da Ufal, no contexto da pandemia e pós-pandemia da Covid-19. Esta pesquisa tem caráter qualitativo. A abordagem foi direcionada por meio do método hipotético-dedutivo, considerando as leituras prévias acerca da temática, e pelo qual confirmamos ou refutamos nossas hipóteses. O estudo de caso foi escolhido para orientar a trilha desta pesquisa. Os participantes da pesquisa são professores dos cursos de graduação em Pedagogia da Ufal que desenvolveram e/ou utilizaram portfólios digitais como espaços para organização e articulação de conteúdos, durante a pandemia e no pós-pandemia da Covid -19. Na coleta de dados foi utilizado levantamento bibliográfico com o objetivo de desenvolver um arcabouço teórico para fundamentar a pesquisa; questionário; entrevista semiestruturada; e observação dos portfólios desenvolvidos ou alimentados pelos participantes da pesquisa. Os resultados parciais indicam que os professores utilizaram portfólios digitais durante a pandemia da Covid-19. Assim, dada a conjuntura imposta pela pandemia da Covid-19, os professores passaram a utilizar os portfólios digitais como espaços hipertextuais para articulação e organização de conteúdos digitais e, para tanto, precisaram se apropriar das TDIC de forma crítica e reflexiva, aprimorando sua competência digital e atuando enquanto curadores de conteúdo educacional digital. Sendo assim, o professor se posiciona enquanto curador, na medida em que necessita pesquisar, selecionar, organizar, categorizar e compartilhar o material mais adequado e viável para o aluno, objetivando fornecer apoio aos alunos no que tange aos temas específicos de suas trilhas de aprendizagem. Ao exercitar as suas habilidades e competências, enquanto curador de conteúdo educacional digital, o professor também se coloca no papel de autor na medida em que desenvolve novos materiais, seja por meio da criação ou combinação de materiais já existentes. Nesse contexto, a autoria docente é potencializada pelas interfaces digitais, levando em conta que tais ambientes possibilitam o registro dos caminhos percorridos pelo professor. Essas trilhas, quando compartilhadas, podem propiciar novas formas de ensinar e aprender.